segunda-feira, 28 de abril de 2014

Programa de Índio


Leio no Diário Catarinense a seguinte notícia:

"Depois de ouvir a comunidade indígena e ter a garantia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de que as exigências de adequação ao projeto seriam atendidas, a Fundação Nacional do Índio (Funai) disse sim ao início das obras de uma quarta faixa no trecho de Morro dos Cavalos. O alargamento da rodovia será entre os quilômetros 232 e 235 da BR-101, em Palhoça. O DNIT aguardava por esse aval para dar sequência aos trâmites da obra.

O acordo foi selado após uma reunião na aldeia e teve o Ministério da Justiça como testemunha. Para que seja oficializado o acerto, no entanto, o DNIT precisa encaminhar documento formal para a Funai até quarta-feira com os adendos ao projeto.

O acordo põe fim a um impasse que se arrastava há meses, quando foi lançada a proposta da quarta faixa. A pista adicional é uma medida paliativa até a construção dos dois túneis que fazem parte do projeto de duplicação da rodovia. A faixa extra, depois de pronta, vai dar mais vazão ao trânsito em um dos piores pontos de congestionamento da BR-101.

As filas devem ser ainda maiores durante os trabalhos de construção dos túneis. A anuência da Funai é necessária para as duas obras porque o trecho da região do Morro dos Cavalos atravessa uma reserva onde vivem cerca de 200 índios.

A BR-101 é a principal via de ligação entre o Sul e o Sudeste do Brasil. Por ela passam milhares de carros e caminhões diariamente."

Congestionamento constante no Morro dos Cavalos, BR-101 em Palhoça, SC
A rodovia foi duplicada no trecho de 312 km, entre Curitiba, PR e Palhoça, SC, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Ficaram faltando 252 km entre Palhoça e a divisa com o Rio Grande do Sul.

Passados 11 anos, a rodovia ainda não está totalmente duplicada.

Trecho da BR-101 em Santa Catarina, duplicada no governo FHC.
Esta aldeia indígena, com 200 pessoas, vai exigir a construção de dois túneis, que demorarão 3 anos para serem construídos segundo o DNIT. Na eficiência do governo, provavelmente vai levar uns 6 anos para ficar pronto.

Centenas de milhões de reais serão gastos na construção e no prejuízo causado ao trânsito pela BR-101, por causa disto!

200 pessoas! Será que não poderiam relocar estas pessoas? 
Nada contra os nativos brasileiros. Mas que é um absurdo, isto é.

Um comentário:

  1. Na minha opinião, absurdo é cortarmos a reserva indígena com uma estrada. ela devia ter sido feita fazendo um desvio para que não entrasse em terra indígena...

    É como dizer que eu fiz um caminho para passar por dentro da sua casa, e depois ainda pedir para alargar o caminho porque agora eu estou passando por lá com todos os meus amigos...

    Se são 'apenas' 200 indígenas lá hoje, talvez seja porque nós, os invasores, matamos todos os outros.

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