Leio no
Diário Catarinense a seguinte notícia:
"Depois de
ouvir a comunidade indígena e ter a garantia do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT) de que as exigências de adequação ao
projeto seriam atendidas, a Fundação Nacional do Índio (Funai) disse sim ao
início das obras de uma quarta faixa no trecho de Morro dos Cavalos. O
alargamento da rodovia será entre os quilômetros 232 e 235 da BR-101, em
Palhoça. O DNIT aguardava por esse aval para dar sequência aos trâmites da
obra.
O acordo
foi selado após uma reunião na aldeia e teve o Ministério da Justiça como
testemunha. Para que seja oficializado o acerto, no entanto, o DNIT precisa
encaminhar documento formal para a Funai até quarta-feira com os adendos ao
projeto.
O acordo
põe fim a um impasse que se arrastava há meses, quando foi lançada a proposta
da quarta faixa. A pista adicional é uma medida paliativa até a construção dos
dois túneis que fazem parte do projeto de duplicação da rodovia. A faixa extra,
depois de pronta, vai dar mais vazão ao trânsito em um dos piores pontos de
congestionamento da BR-101.
As filas
devem ser ainda maiores durante os trabalhos de construção dos túneis. A
anuência da Funai é necessária para as duas obras porque o trecho da região do
Morro dos Cavalos atravessa uma reserva onde vivem cerca de 200 índios.
A BR-101 é
a principal via de ligação entre o Sul e o Sudeste do Brasil. Por ela passam
milhares de carros e caminhões diariamente."
Congestionamento constante no Morro dos Cavalos, BR-101 em Palhoça, SC |
A rodovia
foi duplicada no trecho de 312 km, entre Curitiba, PR e Palhoça, SC, no governo
do presidente Fernando Henrique Cardoso. Ficaram faltando 252 km entre Palhoça
e a divisa com o Rio Grande do Sul.
Passados 11
anos, a rodovia ainda não está totalmente duplicada.
Trecho da BR-101 em Santa Catarina, duplicada no governo FHC. |
Esta aldeia
indígena, com 200 pessoas, vai exigir a construção de dois túneis, que
demorarão 3 anos para serem construídos segundo o DNIT. Na eficiência do
governo, provavelmente vai levar uns 6 anos para ficar pronto.
Centenas de milhões de reais serão gastos na construção e no prejuízo causado ao trânsito pela BR-101, por causa disto!
200 pessoas! Será que não poderiam relocar estas pessoas?
Nada contra
os nativos brasileiros. Mas que é um absurdo, isto é.
Na minha opinião, absurdo é cortarmos a reserva indígena com uma estrada. ela devia ter sido feita fazendo um desvio para que não entrasse em terra indígena...
ResponderExcluirÉ como dizer que eu fiz um caminho para passar por dentro da sua casa, e depois ainda pedir para alargar o caminho porque agora eu estou passando por lá com todos os meus amigos...
Se são 'apenas' 200 indígenas lá hoje, talvez seja porque nós, os invasores, matamos todos os outros.