B-45C no National Museum of the U.S. Air Force, Dayton, Ohio |
Em 1944 o Corpo Aéreo do Exército dos EUA, enfrentando uma ameaça dos aviões a jato alemães, incluindo o bombardeiro Arado Ar 234, lançou uma licitação para o projeto de um bombardeiro a jato, mas a guerra terminou antes do projeto avançar. Os esforços para desenvolver um bombardeiro a jato foram adiados pelos cortes orçamentários no pós-guerra, mas à medida que as tensões com a União Soviética aumentaram, tornou-se evidente que necessitavam deste avião.
Em meados de 1946, o NA XB-45 e o rival Convair XB-46
estavam quase concluídos. Apesar de que o
Boeing XB-47 e o Martin XB-48 também estarem em desenvolvimento, foi
reconhecido que ambos estavam com pelo menos dois anos de atraso em relação aos
outros dois. Assim, a USAAF escolheu avaliar os dois primeiros projetos para
determinar qual seria superior operacionalmente. O B-45 provou ter um projeto
melhor; especificamente o projeto estava em um estágio mais avançado do que o
de seus rivais, sendo também o mais barato de desenvolver. Desta forma, em dois
de janeiro de 1947 foi assinado um contrato para a produção imediata do B-45A.
O primeiro voo foi realizado em 17 de março de 1947 e os
B-45 Tornado entraram em serviço ativo em abril de 1948.
O North American B-45 Tornado apresentou uma série de
avanços na aviação militar: foi o primeiro bombardeiro a jato de quatro motores;
primeiro bombardeiro a jato de produzido nos EUA; o primeiro capaz de
transportar uma bomba atômica e a primeira aeronave multimotores a jato a ser
reabastecida no ar.
A North American construiu 142 bombardeiros B-45, incluindo
10 B-45C de longo alcance, com tanques de combustível na ponta das asas e 33
RB-45C configurados para reconhecimento e fotografia aérea em alta altitude e
reabastecimento aéreo.
Características:
- Tripulação: 4 (piloto, copiloto, bombardeador/navegador e atirador de cauda)
- Comprimento: 23 m
- Envergadura: 27,13 m
- Peso máximo de decolagem: 41.628 kg
- Propulsão: 4 motores General Electric J47-GE-13 turbojet de 5.200 libras de empuxo, cada
- Velocidade máxima: 911 km/h
- Velocidade de cruzeiro: 587 km/h
- Teto máximo: 14.000 m
- Armamento: duas metralhadoras .50 na cauda
- Bombas: capacidade de até 10.000 kg.
O B-45 Tornado foi uma parte importante de dissuasão nuclear
dos Estados Unidos no início dos anos 50, até que foram substituídos pelo
Boeing B-47 Stratojet. O B-45 prestou serviço na Guerra da Coréia, onde provou
seu valor como bombardeiro e como uma aeronave de reconhecimento de alta
altitude, sendo capaz de superar em manobras os caças MiG do inimigo.
Tanto o B-45 quanto o RB-45C serviram no Comando Aéreo
Estratégico da Força Aérea dos Estados Unidos de 1950 a 1959; enquanto que, de
1952 a 1958, os B-45 da 47th Bomb Wing (Light) e os RB-45 do 19º
Esquadrão de Reconhecimento Tático da USAF e das equipes de voo especial da
Royal Air Force (RAF) operavam a partir da Base Aérea da RAF em Sculthorpe,
Inglaterra. As aeronaves RB-45, tripuladas pela RAF, realizaram missões altamente
secretas bem dentro do território da Cortina de Ferro.
Cockpit do B-45C |
Os North American B-45 Tornado foram retirados do serviço
ativo na Força Aérea dos Estados Unidos em 1959.
Hoje, apenas três Tornados existem, todos em museus nos EUA:
B-45A número 47-0008, Castle Air Museum, Atwater,
California
B-45C
número 49-0010, National Museum of the U.S. Air Force, Dayton, Ohio e
RB-45C número 48-0017, Strategic Air and Space Museum, Ashland, Nebraska
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