A Harley-Davidson do Brasil reúne dicas importantes para os clientes conservarem suas motocicletas H-D durante este período desafiador pelo qual o Brasil passa, por conta da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19).
O momento é de garantir saúde e bem-estar coletivo. Já
pensando no momento do fim da quarentena, quando poderemos rodar sem
preocupação estradas afora e retomar o estilo de vida único, é preciso ter
cuidados específicos e muita atenção com as motocicletas Harley-Davidson que
por enquanto estão paradas na garagem.
Confira as dicas selecionadas abaixo:
BATERIA
Um dos itens que mais precisa de atenção durante o período
em que sua motocicleta ficará parada ao longo da quarentena é a bateria. Quando
a sua motocicleta Harley-Davidson ficar parada por muito tempo, a bateria pode
perder a carga e não ter capacidade de dar partida quando você precisar. O
recomendado é ligar a motocicleta e colocá-la em movimento para o sistema
elétrico poder realizar a recarga da bateria, porém, essa situação só é
indicada para quem reside em um condomínio fechado ou em um bairro tranquilo,
ou então em garagens grandes de prédios. Lembre-se: ligar a motocicleta e não
rodar não tem a mesma eficiência para recarga da bateria, além de não ter a
refrigeração necessária para o motor. Recomendamos o desligamento do polo
negativo da bateria ou retirar o fusível principal da motocicleta que pode ser
a tarefa mais fácil.
COMBUSTÍVEL
Nos casos em que a motocicleta fica parada por longos
períodos a recomendação é que seja abastecida com gasolina premium, de alta
octanagem. A gasolina que possui maior octanagem apresenta maior prazo de
validade. Ou seja, dura mais tempo dentro do tanque de combustível mantendo as
características essenciais. Além disso, este tipo de gasolina tem menor teor de
etanol anidro em sua composição, 25% contra 27% das gasolinas comuns.
ÓLEO
A mesma precaução existe com o óleo, que também pode oxidar
e ficar contaminado quando a motocicleta acaba permanecendo parada e sem
atividade por muito tempo. O óleo escorre para o cárter, deixando as partes
superiores do motor com uma lubrificação deficiente, por isso é essencial
utilizar o óleo recomendado pelo fabricante. É recomendada a troca do óleo por
intervalo de tempo e não por quilometragem rodada nos casos em que a moto fica
parada por longos períodos.
PNEUS
É extremamente importante não deixar os pneus murchos.
Lembre-se de calibrar com a pressão indicada no manual do proprietário. Caso o
período em que a moto ficará parada seja muito longo, é recomendada a
calibragem máxima permitida no manual (como se estivesse com piloto, passageiro
e carga) em PSI. Em casos extremos, que demandam muito tempo, mas podem
ocorrer, os pneus em contato com o solo em uma só posição prolongada, podem
sofrer deformação e “achatar” levemente com perda de pressão. Quando for rodar
novamente, até o pneu aquecer e recobrar a circunferência padrão, o piloto pode
sentir diferença na condução.
PROTEÇÃO
Como a motocicleta vai ficar estacionada na garagem por
muito tempo, é importante utilizar uma capa para protegê-la – principalmente no
caso de possuir animais de estimação que frequentam a garagem, já que eles que
podem ocasionalmente morder ou arranhar paralamas, carenagens, alforges, pneu,
banco, e até mesmo urinar nas rodas, o que pode causar danos. Antes de guardar
sua motocicleta na garagem, lave-a com água e sabão neutro (evite produtos
químicos). Lembre-se de realizar uma secagem na pintura, cromados e quadro. E
dependendo da sua região, como por exemplo quem reside em regiões litorâneas, é
recomendada a utilização de antioxidantes nas partes metálicas, para reduzir
problemas causados pela maresia.
Fonte: Harley-Davidson do Brasil
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