The Galloping Ghost, o nome do avião em inglês, era um North American P-51D Mustang, altamente modificado para participar no circuito de corridas aéreas nos Estados Unidos.
Foi inicialmente uma
aeronave militar. Sofreu grandes modificações estruturais, incluindo o
encurtamento de suas asas e do estabilizador horizontal, além de outras
modificações destinadas a reduzir seu arrasto aerodinâmico.
The Galloping Ghost era uma aeronave militar igual à esta. |
Sob o
número de série S/N 44-15651, foi construído em 1944 na fábrica da North
American Aviation na cidade de Inglewood, Califórnia, para a Força Aérea do
Exército dos Estados Unidos (U.S.Army Air Force). O avião nunca entrou em ação
durante a Segunda Guerra Mundial. Após a entrega, foi designado para a Base
Aérea de Walnut Ridge, Arkansas, sendo colocado no inventário de excesso de
guerra no final de 1945, após o término do conflito.
Em julho de 1946 foi
adquirido por Steve Beville e Bruce Raymond por US$3.500,00 (equivalentes a
US$45.200 hoje) . Com a matrícula civil NX79111 e o nome de The
Galloping Ghost, começou a participar em corridas aéreas, tendo concorrido no
Thompson Trophy de 1946 (o primeiro desde 1939, quando o evento foi suspenso em
virtude da guerra na Europa).
The
Galloping Ghost quebrou o recorde de velocidade em um circuito fechado em 1947,
ao atingir 619 km/h na corrida do Kendall Trophy.
Era equipado com um motor
Packard V-1650-9A Merlin, de 12 cilindros
em V, resfriado a líquido e que produzia 3.000 hp.
Packard V-1650-9A Merlin |
Em 1979 o
avião foi vendido para Wiley Sanders, que fez mais modificações no avião, conseguindo
reduzir 270 kg do peso final da aeronave. Depois de participar de várias
corridas aéreas e vencido algumas importantes (Gold Race e Unlimited Class Gold
Race, em Reno), o avião sofreu uma avaria importante no motor e ficou em um
hangar até 1983, quando foi vendido para Jimmy Leeward.
Mais uma
vez foi feita outra redução na envergadura, tirando-se mais 1,80m das asas. Leeward
participou de várias corridas nos anos seguintes, mas uma falha no motor
provocou uma pouso forçado em uma estrada de terra, em 1989.
O piloto Jimmy Leeward |
A aeronave
ficou inativa por quase 20 anos, até que foi remodelada em 2009. No ano
seguinte, Jimmy Leeward retornou com o The Galloping Ghost ao circuito aéreo,
participando das Reno Air Races.
No dia 16
de setembro de 2011, durante uma corrida em Reno, Nevada, o avião ficou descontrolado e chocou-se com a pista, próximo
da área de espectadores. Jimmy Leeward e mais 10 pessoas morreram, enquanto
outras 69 pessoas ficaram feridas.
Veja o vídeo do dia do desastre:
Uma investigação da National Transportation Safety Board (Agência Nacional de Segurança dos Transportes, dos EUA) concluiu que a perda de um componente no profundor do avião foi a causa do acidente. Durante o circuito, o piloto levou o avião ao extremo de sua resistência estrutural, submetido à força de até 17 g positivos (1g = força da gravidade terrestre), levando à perda do compensador do profundor esquerdo e provocando a perda do controle da aeronave.
Otto Widlroither, um aeromodelista alemão, construiu uma réplica do The Galloping Ghost, equipado com um motor Kolm Engines IL 310-4, de quatro cilindros em linha e 310cc.
Kolm Engines IL 310-4, 310cc |
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