domingo, 24 de março de 2013

Um Pequeno Reparo no Rádio da Ultra Glide


Eu e a Rô gostamos muito de ouvir música através do nosso GPS Garmin Zumo 660.

Mencionei isto em várias postagens sobre GPS, aqui no Blog. Uso um cartão SD-HC de 8GB e gravo nele cerca de 1500 músicas (o máximo que o processador  do Zumo 66 consegue gerenciar), divididas em blocos de 25 músicas, cada.

Nosso Zumo 660 fica instalado na nossa Harley-Dadvison Ultra Classic Electra Glide com o suporte permanente para motocicleta e o áudio é ligado ao sistema de rádio através da entrada Auxiliar.
Recentemente o áudio deixou de funcionar no canal esquerdo, o que já se tornou bastante incômodo, especialmente quando se ouve músicas originais dos anos 1960, gravadas sómente em dois canais (Beatles, por exemplo).

Óbviamente um problema de mau contato. O primeiro passo foi verificar se havia algum problema no cabo de áudio, entre o GPS e a entrada auxiliar do rádio. Negativo, o problema não era aí.



Ficou claro, portanto, que o mau contato estava no receptáculo Auxiliar.  Fui postergando o momento de enfrentar o problema e repará-lo, com receio de não encontrar um profissional conhecido e confiável a quem pudesse confiar o reparo do rádio.

Em conversa com o nosso amigo Ivan Coelho, gerente de pós-venda da Floripa Harley-Davidson, ele me aconselhou a procurar um técnico que tivesse experiência com equipamento de rádio comunicação. Há vários aqui na região, pois toda a frota pesqueira necessita de assistência técnica, mas eu não conhecia ninguém e não encontrava quem me pudesse dar uma referência.

Na semana passada fomos ao encontro de Harleyros em Maringá e, aí, a entrada auxiliar do rádio pifou de vez. Claro que havia ocorrido uma ruptura na solda de ligação do receptáculo com a placa do rádio.

Ontem, sábado, resolvi enfrentar a fera; retirar o rádio para entregá-lo a um técnico ou tentar repará-lo eu mesmo.

Levantei cedo, como de costume, e levei a Ultra Glide para a lavação. Já às 08:30 estava eu de volta na minha vaga de garage do prédio onde moro, desmontando o morcegão da motocicleta.

Não é difícil nem complicado retirar o rádio. Só precisa paciência e calma para trabalhar em áreas apertadas, na retirada dos dois parafusos que prendem o rádio ao seu suporte.

Apesar de ter sido aberto e limpo há pouco mais de um ano, o interior do morcegão apresentava-se bem empoierado. Foi uma ótima oportunidade para uma limpeza geral.


Retirado o rádio, voltei para a minha pequena oficina no apartamento. Levei algum tempo para descobrir a forma correta de retirar o painel do rádio. Tão logo conseguí, o resto foi rápido.

O receptáculo da entrada de áudio auxiliar fica soltado na placa, por três pontos. Dois deles estavam soltos. Com um ferro de solda de baixa temperatura (20W), refiz as duas soldas.

Instalar o rádio de volta na motocicleta foi mais simples. Depois, só testar.
Perfeito, tudo funcionando bem.

Minha querida Harley-Davidson Ultra Classic Electra Glide 2007, no alto dos seus 47.000 km rodados está, de novo, como nova.


Agora, programar a revisão dos 48.000 km e nos preparar para visitar o Uruguai.

18 comentários:

  1. O rádio da minha Ultra não está recebendo o sinal de outras motos. Lembra-se do nosso último passeio, em janeiro, quando fomos na praia da Pinheira, na casa do nosso amigo João da Palhoça? Você me ouvia, mas eu não conseguia te ouvir. Será problema de solução parecida?

    ResponderExcluir
  2. Osmar, acho que não. Tive um problema parecido, ainda durante o período de garantia. Levei na HD de Curitiba, checaram o rádio no computador da Harley e corrigiram o defeito. Deve ser o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  3. CONSERTAMOS RADIOS ORIGINAIS HARLEY
    WWW.AUDIOTEAM.INFO
    11-3338-0475 11-3224-8154

    ResponderExcluir
  4. O problema no som de nossa Ultra é que a música em FM dá oscilação quando a moto está em movimento e quando a moto pára a música fica normal... alguém sabe o que fazer? Já reduzi a sensibilidade no VOX

    ResponderExcluir
  5. Ola pessoal, minha electra ultra é 2006, e de uns tempos pra cá a entrada auxiliar funciona quando quer, não parece mal contato, depois de um tempo que a moto anda eu mexo no botão do speaker e ele volta a funcionar, não sei se é problema do rádio, da entrada speaker ou é configuração mesmo, alguém já teve esse problema? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sintomas são de mal contato, exatamente como aconteceu com a minha Ultra 2007, como relatada acima. O reparo é bem simples. Se vc não tiver habilidade para fazê-lo, leve a um eletro-técnico. Normalmente os técnicos que trabalham com PX de caminhões sabem como fazer.

      Excluir
    2. Ok obrigado Wilson, não tenho a "mão" para mexer, minha habilidade é zero para essas coisas rsrs vou levar em alguém que entenda, pelo menos tenho uma direção para seguir, valeu!

      Excluir
    3. Wilson, levei em uma oficina especializada em SP e aproveitei para tirar um vazamento na primária, eles tiraram o rádio e levaram para um especialista, o problema do rádio ligar e desligar quando queria arrumou, mas agora quando a moto esta parada o rádio funciona normalmente, quando anda o som vai ficando fraco e inaudível como se fosse uma transmissão ruim de rádio am, algo que nunca havia acontecido, o som sempre foi perfeito e alto, sem contar que agora os comandos do guidão somem de vez em quando, colocaram também uma antena interna para o rádio, ou seja arrumaram uma coisa e apareceu outras duas, vou voltar e ver qual a solução que irão dar aos problemas.

      Excluir
    4. Deve ter sido algum problema no cabo de saída de áudio. Se for o caso, substitua o cabo.

      Excluir
    5. Eu substituí o cabo da entrada auxiliar e o problema persistiu, inclusive com o som da transmissão do rádio, hoje vou mandar para eles resolverem o problema.

      Excluir
  6. Tive uma exatamente do mesmo ano e cor. Ainda tenho saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma motocicleta excelente. Fiquei com ela por 7 anos!

      Excluir
  7. a minha é uma ultra classic 2011 e gravei varias musicas no CD mais o radio dela só reconhece até a faixa 99 depois disso ela volta pra faixa 1 alguém sabe o q pode ser? obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Olá Pessoal proprietário de HD Ultra Classic ou Electra. Estou com problemas no DISPLAY do SOM da minha ULTRA CLASSIC ELETRA GLIDE 2008, sendo que o SOM TUDO FUNCIONA, porém a imagem do DISPLAY sumiu. O que pode ser? Tem conserto? Fico no aguardo dos amigos. Grato. JC Panegalli, Chapecó, SC

    ResponderExcluir
  9. Boa noite irmãos, pela segunda vez em 6 meses, minha ultra 2008 parou de sair áudio do nada, tudo liga, tudo funcionando perfeitamente, só não sai som nos falantes, quando deu pela primeira vez ela estava na garantia da loja de usados que comprei. Não sei onde nem quem arrumou, alguém já passou por isso? Obrigado.. maikalexandre2410@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maik estou com o mesmo problema no meu radio da street glide 2012 vc conseguiu desvendar o problema? Se sim me informe por favor,preciso de uma luz! Rsrs

      Excluir
  10. Ola a todos,este problema dos radios Harley de sumir o som de canais é muito comum,devido a vibração da moto, as pernas do ci de saida quebram,em alguns casos o som nas caixas ficam intermitente,outros casos somem de vez.
    Fazemos este tipo de trabalho.
    www.audioteam.info
    11-3224-8154

    ResponderExcluir
  11. Como eu testo o radio da electra na bancada

    ResponderExcluir