terça-feira, 1 de outubro de 2013

Harley-Davidson: Atualização do Sistema de Áudio

O sistema de áudio instalado nas motocicletas touring da Harley-Davidson é o Harmon/Kardon® Advanced Audio, cuja versão atual é equipamento original nas Ultra Glide, Road Glide e Street Glide (sem o rádio CB), desde 2007. 



O que pouca gente sabe, é que o sistema operacional pode ser atualizada para a sua última versão, sem necessidade de levar a motocicleta a um revendedor autorizado.

Segundo a própria H-D, a atualização é bem simples. Quem quiser ver as instruções originais em inglês, é só entrar aqui.

1º Passo - Verificar a versão do software do sistema.

 Verifique a versão do software do sistema instalado, para certificar-se se o rádio necessita de atualização.

  1. Ligue o rádio e selecione o modo FM.
  2. Gire a chave de ignição para a posição OFF.
  3. Aperte e segure dois dos botões laterais do painel do rádio (os botões numerados, veja Figure 1) e gire a chave de ignição para a posição ACCESS.
  4. Continue a pressionar os dois botões até que "Diag Test" apareça na tela do radio (figure 2).
  5. Aperte o botão 4, ao lado da  palavra "Software".
  6. Aperte o botão 6 para sair da tela.
Dois componentes do programa são mostrados. Cada um é seguido pela letra "v" para indicar a versão. Se "ST10" for a versão v.8.25.0 ou mais recente (para os modelos 2011), NÃO precisa seguir com a atualização, pois não haverá nenhuma mudança no sistema.

2º Passo - Copiar os arquivos de atualização para um CD.

O rádio precisa ler arquivos do CD para fazer a atualização. Estes arquivos podem ser baixados para seu computador e gravados em um CD. Para baixar os arquivos, clique aqui, clique em "Other Software Dowloads" e em "Dowload Software" do Advanced Audio System.
  1. Salve o arquivo .zip no seu computador.
  2. Abra o arquivo .zip, e dois arquivos ficarão disponíveis (HD TMS320 8_19_0.upg e st10 tms320_bootloader_8_25_0.bin). 
  3. Grave os dois arquivos em um CD (CD-R ou CD-RW) em formato padrão (HFS Plus/ISO 9660), iTunes (Audio CD), ou MP3 (ISO 9660). Determine a velocidade de gravação para 8x ou menos.
  4. O CD está pronto para ser utilizado na atualização do rádio.
3º Passo - Atualize o rádio.

Agora com o CD com os arquivos de atualização, coloque o CD no rádio e ele fará o trabalho sózinho. Atenção: NÃO use este CD para tentar corrigir um problema que o rádio esteja apresentando e NÃO feche a portinhola do CD durante a atualização.
  1. Com o rádio no modo FM, retire algum CD que esteja inserido nele.
  2. Coloque a chave de ignição na posição OFF.
  3. Aperte e segure dois botões numerados do rádio e gire a chave de ignição para a posição ACCESS.
  4. Continue apertando os dois botões até que a tela "Diag Test" apareça.
  5. Aperte o botão 5, ao lado de "Update".
  6. Coloque o CD com os arquivos no rádio, quando "Insert CD" for mostrado na tela (figure 3).
    NÃO feche a porta do compartimento de CD. O rádio começará automaticamente a fazer a atualização. O processo completo demora cerca de 7 minutos. Uma mensagem informará o progresso da atualização. O rádio desligará e acenderá automaticamente duas vezes durante a atualização. Se o CD parecer que está preso e não sair, desligue o rádio, gire a chave de ignição para a posição OFF e retire o fusível principal (na caixa de fusíveis). Espere 5 minutos antes de recolocor o fusível principal de volta. Ejete o CD quando o rádio acender outra vez.  
  7. Depois do rádio ter reiniciado pela segunda vez, aperte o botão 6, ao lado da palavra "Exit" para fazer o rádio voltar ao funcionamento normal.
  8. Ejete o CD.
4º Passo - Verique se a atualização foi feita.
  1. Ligue o rádio e selecione o modo FM e retire qualquer CD que esteja inserido.
  2. Gire a chave de ignição para a posição OFF.
  3. Aperte e segure dois dos botões laterais do painel do rádio (os botões numerados, veja Figure 1) e gire a chave de ignição para a posição ACCESS.
  4. Continue a pressionar os dois botões até que "Diag Test" apareça na tela do radio.
  5. Aperte o botão 4, ao lado da  palavra "Software".
  6. Verifique que a versão apresentada na tela seja agora "ST10v8.25.0" e "TMS320v8.19.0". Se a versão apresentada não for esta, leve sua motocicleta ao um revendedor, para assistência.
  7. Aperte o botão 6 para sair e retornar o rádio ao seu modo normal.
Fiz a verificação no rádio da minha Ultra Glide e a versão está correta com a mais nova atualização. Imagino que isto tenha sido feito diretamente com o uso do computador da H-D, por ocasião da última revisão, na Floripa Harley-Davidson em Maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário