Harley-Davidson CVO Breakout 2014 |
Aldo
Tizzani - Moto.com.br - Fotos: Doni Castilho
Para
comemorar seus 110 anos, a Harley-Davidson resolveu lançar produtos mais
sofisticados e modernos – Linha Rushmore – e modelos exclusivos para
consumidores especiais. Este é o caso da CVO Breakout. A moto traz o melhor do
estilo chopper, só que vestida para uma festa de gala. Fabricada por processos
artesanais, a H-D Breakout conta com pintura exclusiva, aplicada pela primeira
vez como item de série e motor Twin Cam 110B de 1800cc refrigerado a ar
preparado com filtro de ar esportivo. Os freios têm sistema ABS de série, os
faróis são em LED, a embreagem é hidráulica, e a CVO Breakout tem ainda piloto
automático, rodas de alumínio estilo “turbina” e pneu traseiro de 240 mm. Como
toda preciosidade, esta Harley tem preço sugerido a partir de R$ 98.700 e apenas
30 unidades estarão disponíveis ao consumidor brasileiro.
A CVO
Breakout pode ser considerada um mix entre a potente V-Rod, de 125 cv, e as
tradicionais choppers da família Dyna, com garfos alongados, muita
personalidade e feita para encarar longas retas. Além do desempenho, conforto e
sofisticação, com este lançamento a Harley-Davidson quis fisgar clientes também
pelos olhos. A Breakout chama a atenção por onde passa, seja no posto de
gasolina, no semáforo ou no estacionamento de uma cafeteria.
A primeira
pergunta é sempre a mesma: onde você customizou a moto? Na própria Harley,
respondo. A segunda: “onde comprou estas rodas? São iradas!”. A sigla CVO
corresponde a Custom Vehicle Operations, ou seja, são motos customizadas pela
própria Harley.
Design
radical
Como
legado, este modelo apresenta componentes exclusivos que a diferenciam de
qualquer outra motocicleta de linha da Harley. A Breakout esbanja cromados,
ganhou pintura personalizada e belas rodas de alumínio de 21 raios que parecem
turbinas de avião. As rodas forjadas de liga de alumínio saltam aos olhos em
função de sua forma agressiva e exclusiva.
No melhor
estilo Long & Low (longa e baixa), a CVO Breakout oferece tanque de
combustível achatado e para-lamas recortados, tudo para dar um ar mais
agressivo. Para completar, grafismos exclusivos, acessórios da linha Slipstream
(manoplas e os pedais de freio e câmbio) e filtro de ar esportivo da Screamin'
Eagle, que ajuda no desempenho da CVO Breakout.
Outro
detalhe que chama a atenção é o funcional painel de instrumentos. Completo,
apresenta na parte superior (analógico) números e ponteiro que acompanha o
aumento das rotações. Na área inferior (digital) traz velocímetro, marcador de
combustível e de marchas; além de rpm, hodômetros – total e parcial – relógio,
piloto automático e indicador de reserva. As informações podem ser obtidas por
meio do acionamento de um botão no punho esquerdo, com exceção do acionador do
piloto automático, que fica no punho direito. Tudo intuitivo e fácil de usar.
Durante o
dia as informações do mostrador são apresentadas na cor verde. Durante a
pilotagem noturna (ou baixa luminosidade), o display muda para vermelho que,
oferece melhor visualização.
Harley-Davidson CVO Breakout 2014 |
Motor
“torcudo”
Evolução
natural dos lendários motores V2, o Twin Cam 110 recebeu um kit de desempenho
da linha Screamin' Eagle para ganhar alguns centímetros cúbicos e chegar a 1800
cc. De acordo com a marca, esse kit faz com que o motor alcance cerca de 80 cv
de potência máxima, número não confirmado pela montadora. Com pintura em cinza
chumbo e aletas polidas, o ponto forte deste V2 é o torque, principalmente em
baixas rotações. Esta usina de força “enche” de forma gradual e suave. A 2000
rpm a moto está a 90 km/h; a 2.190 rpm, 100 km/h e a 3.000 giros, 140 km/h.
Mas a Breakout
tem muito mais fôlego. Sua velocidade de cruzeiro, com certeza, é superior a
140 km/h. São 15,5 kgf.m disponíveis a apenas 3.500 rpm. Resumindo: girar o
acelerador com vontade é como levar um soco no estômago, tamanha a força da
arrancada. O melhor é relaxar, curtir a paisagem e adotar uma postura mais
defensiva, contornando as curvas com mais calma. Nas curvas mais fechadas e
maior grau de inclinação da moto, as pedaleiras raspam com muita facilidade no
asfalto. Na estrada, o consumo médio gira em torno de 18 km/l. E autonomia de
cerca de 340 quilômetros, já que o tanque tem capacidade para quase 19 litros.
O câmbio de
seis marchas (com a sexta over-drive) e o motor trabalham bem juntos. São seis
velocidades em um sistema rígido e com peças internas robustas, reduzindo a
necessidade de manutenção. Por incrível que pareça, esta mudança adotada na CVO
Breakout proporciona trocas de marchas mais suave e precisa. Aquela tradicional
“barulheira” das trocas de marcha “quase” sumiu. Mas esse barulho é uma característica,
dizem os mais puristas.
Ergonomia
Em função
do guidão largo e das pedaleiras avançadas, braços e pernas ficam quase que
totalmente esticados. Aliado ao assento, em formato de sela e com o couro todo
trabalhado em relevo, o piloto vai relaxado, ou melhor, encaixado e pronto para
encarar dezenas de quilômetros. Apesar de suas características, a Breakout é
uma moto confortável para pilotar na estrada, porém sozinho. O assento para a
garupa é pequeno e desconfortável. Para poder contar com uma companhia de
viagem, o ideal é que o piloto invista alguns reais em outro assento e também
em um sissy-bar.
Ciclística
refinada
Com
certeza, o conforto do piloto está diretamente ligado aos conjuntos de
suspensões e freios. O trem dianteiro tem garfo tradicional e disco simples,
com acionamento hidráulico e cáliper de quatro pistões. Na traseira, disco
simples, também com acionamento hidráulico e cáliper de dois pistões. Para
frear os 330 quilos em ordem de marcha, o sistema de freios, que conta com a
ajuda do sistema ABS, dá conta do recado.
Harley-Davidson CVO Breakout 2014 |
Já as
suspensões copiam bem as imperfeições do piso. Claro que, com garupa, a
eficiência diminui. Mas não chegou a dar fim de curso. Na dianteira, com maior
peso em função da roda aro 21 polegadas, o garfo telescópico (com maior
diâmetro e menor curso) aguentou as ondulações e os “degraus” das
estradas. Na traseira, o sistema
bichoque posicionado sob a moto também cumpre seu papel.
No “resumo
da ópera”, a Harley-Davidson CVO Breakout é uma típica muscle-bike. Motor
forte, estável, divertida e segura, mas feita para retas, longas retas das
highways norte-americanas. Com detalhes dignos de colecionador – alguns feitos
de forma artesanal - a moto é exemplo do que há de mais exclusivo no segmento
de duas rodas.
FICHA
TÉCNICA
Motor Twin
Cam 110B, com dois cilindros em “V” e refrigeração a ar (+ kit Screamin' Eagle)
Capacidade
1800 cm³
Câmbio Seis
velocidades
Potência
máxima ND (≥ 80 cv)
Torque
máximo 15,5 kgf.m a 3.500 rpm
Suspensão
dianteira Garfo telescópico
Suspensão
traseira Bichoque
Freio
dianteiro Disco Simples
Freio
traseiro Disco Simples
Pneu
dianteiro 130/60-21
Pneu
traseiro 240/40-18
Comprimento
total 2.445 mm
Entre-eixos
1.710 mm
Altura do
assento 655 mm
Altura
mínima do solo 105 mm
Peso (em
ordem de marcha) 330 kg
Tanque de
combustível 18,9 l
Preço R$
98.700
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