Empresas de
sucesso frequentemente dependem de sómente um produto para sustentar o maior
volume de vendas. Isto é verdade para ícones da indústria, como a Coca-Cola,
Marlboro, Jack Daniels e Apple. Em muitos casos estes produtos não só
representam uma parte considerável do faturamento da empresa, mas também geram
uma margem excepcional de lucros, que são os alicerces do resultado destas
empresas.
Quase todos
estes produtos são líderes de mercado e com produção em massa. Com isto, as companhias podem exercer um poder de pressão muito
grande nos seus fornecedores para baixar o custo, enquanto procuram vender seus
produtos no mais alto preço que o mercado aceita pagar.
Por exemplo,
a Apple vendeu mais de 150 milhões de iPhones no último ano, um crescimento de
20% sobre o ano anterior. Muitos poucos smartphones ou aparelhos eletrônicos de
consumo conseguem chegar perto destes números, o que permite à Apple uma
vantagem considerável na negociação para a compra dos componentes e com as
operadoras de telefonia celular.
Os produtos
mais lucrativos tendem a se sustentar no poder de sua marca, o que pode
permitir cobrar um preço maior e vender em volumes extraordinários. Na verdade,
alguns desses produtos, incluíndo Coca-Cola, Harley-Davidson e Jack Daniels,
estão entre as marcas de maior volume no mundo - nas suas categorias - de acordo com a empresa
internacional de consultoria de marcas Interbrand.
Um fator
importante que ajuda na lucratividade de um produto é um gerenciamento muito
competente. Empresas que dedicam muitos recursos na pesquisa e desenvolvimento
ou marketing, podem cortar custos de produção e aumentar as margens de
lucratividade. Claro, controlar o custo de desenvolvimento e produção é crítico
para o resultado. Mas produtos que não tem qualidade ou marketing adequado
tendem a desaparecer do mercado.
Na
realidade, a habilidade em desenvolver e comercializar um produto de boa
qualidade pode ser uma grande fonte de popularidade. Os iPhones, por exemplo,
são muito populares por serem considerados os mais bem construídos e mais
fáceis de utilizar. Da mesma forma, Coca-Cola e Malboro tem o resultado que
apresentam, pelos imensos recursos em publicidade.
Baseado em
dados disponíveis, uma empresa americana de consultoria analisou companhias da
lista S&P 500 (as 500 maiores empresas dos EUA), focando naquelas que
produzem diretamente para o consumo.
Sete empresas se qualificaram nesta análise.
As sete
empresas são:
Harley-Davidson Motor Company
- Resultado operacional: 17%
- Receita do principal produto: US$4.1 bilhões
- Fatia de Mercado: 54.9%
- Ramo Industrial: Veículos
Enfamil
- Resultado operacional: 24%
- Receita do principal produto: $2.0 bilhões
- Fatia de Mercado: 40.0%
- Ramo Industrial: Alimentação industrial
Coca-Cola
- Resultado operacional: 24%
- Receita do principal produto: $13.7 bilhões
- Fatia de Mercado: 42.4%
- Ramo Industrial: Refrigerantes
Jack Daniels Tennessee Whiskey
- Resultado operacional: 25%
- Receita do principal produto: $2.0 bilhões
- Fatia de Mercado: 24%
- Ramo Industrial: Bebidas alcoólicas
Monster
- Resultado operacional: 26%
- Receita do principal produto: $2.1 bilhões
- Fatia de Mercado: 34.6%
- Ramo Industrial: Bebidas energéticas
Marlboro
- Resultado operacional: 32%
- Receita do principal produto: $18.7 bilhões
- Fatia de Mercado: 40.3%
- Ramo Industrial: Fumo
Apple
- Resultado operacional: 41%
- Receita do principal produto: $91.3 bilhões
- Fatia de Mercado: 45.0%
- Ramo Industrial: Celulares
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