Li no site
AutoEvolution, uma pequena reportagem sobre a indústria motociclística no
Brasil.
A matéria se baseava nos números divulgados pela ABRACICLOS para 2013, com o
comentário de que a Honda domina o mercado brasileiro de motocicletas, com 81.52%
das vendas, mesmo com a grande queda de 20% em 2013, comparado com 2011. Uma
redução de 308.422 unidades.
Em segundo
lugar vem a Yamaha com 11,16% do mercado.
O
interessante é que o articulista estava fazendo uma comparação com o mercado
americano, totalmente dominado pela Harley-Davidson, que teve 51% das vendas de
motocicletas nos EUA e onde a Honda tem menos de 9%. Mesmo assim, o artigo
menciona o crescimento relevante da BMW no Brasil, com um aumento de vendas de
36,8% em 2013, enquanto a própria Harley-Davidson teve um expressivo resultado,
com 79% de aumento no total de vendas da marca.
Na
realidade, a BMW e a Harley-Davidson foram as únicas marcas com crescimento nas
vendas.
Além da
Honda, com redução de 20%, a Yamaha perdeu 28% e a Suzuki 34% de vendas sobre o
ano anterior.
Os maiores
perdedores, porém, foram a Kasinski com perda de 74%, a Sundows com 57% e Iros
com 65% de redução. Preço baixo não é suficiente neste mercado, dizem os
números.
O que o
autor do artigo não menciona é o fato de que 75% das vendas da Honda no
Brasil (973.754 unidades), são motonetas e motocicletas de pequeno porte, com menos de 200
cilindradas. Um mercado que não tem expressão na América do Norte.
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