A partir de
amanhã começa oficialmente a temporada de verão 2013. A maioria das escolas encerram
suas aulas hoje, a criançada entra em férias e as famílias começam a pegar as estradas.
Milhões de
pessoas vão transitar pela Rodovia BR-101 Sul, entre o Rio Grande do Sul, Santa
Catarina e Paraná . O trecho de 312 km, entre Curitiba e Florianópolis, foi
todo duplicado durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.
A
duplicação dos 350 km finais, entre Palhoça, SC e Osório, RS, prossegue a passos
de tartaruga há mais de 10 anos, com trechos que, siquer, tem projeto definido.
São três os
gargalos principais: a ponte de Laguna, o túnel de Formigão, próximo de Tubarão
e o do Morro do Cavalo, em Palhoça. A ponte já teve sua construção iniciada e o
governo anuncia sua conclusão para 2014; mas o contrato prevê a conclusão só em
2015. Os demais, nem saíram do papel.
Ponte de Laguna, hoje. |
Ponte de Laguna, como ficará. |
Obras perto de Capivari de Baixo, SC |
Desde que me mudei para Santa Catarina, em Janeiro de 2006, nesta época do ano o DNIT anuncia a conclusão da duplicação para meados do ano seguinte.
Este ano,
aconteceu de novo. Em matéria publicada na edição de hoje do Diário
Catarinense, o orgão federal anuncia que a primeira fase da duplicação da
rodovia estará concluída em Julho de 2013.
Claro, só a
duplicação das faixas de rolamento. Viadutos de acesso e outras obras de
arte, a ponte de Laguna e os dois túneis, só Deus sabe quando ficarão prontos.
Enquanto
isso, continuaremos a ver as notícias sobre os acidentes que acontecerão, tenho
certeza, nas dezenas de cruzamentos em nível que existem na rodovia. Depois de
muitas mortes, o governo federal adotará a solução de ouro: os inevitáveis quebra-molas
e radares de 40km/h. E se transformará uma rodovia interestadual numa ruazinha
de bairro.
Quebra-molas na BR-487, no Paraná. Falta de viaduto de acesso. |
Ou seja, em
pleno século 21, o governo federal continua a construir rodovias baseadas em conceitos
do século 19. A Estrada União e Indústria, parte da ligação entre Rio de
Janeiro a Juiz de Fora, foi construída assim. Mas isto foi no governo do Imperador
D.Pedro II e a estrada cruza a serra do mar.
Aqui não há
nenhuma serra ou montanha para ser vencida. Só alguns morros e uma lagoa.
Coisa que a engenharia chinesa resolveria em alguns meses de trabalho.
A Federação das Industrias de Santa Catarina (Fiesc) divulgou nesta sexta-feira um estudo sobre o andamento da duplicação do trecho Sul da BR-101. De acordo com o relatório, apontou as obras só devem ser concluídas em 2017.
A Federação das Industrias de Santa Catarina (Fiesc) divulgou nesta sexta-feira um estudo sobre o andamento da duplicação do trecho Sul da BR-101. De acordo com o relatório, apontou as obras só devem ser concluídas em 2017.
Mas, o que
podemos esperar? Os engenheiros rodoviários do nosso país não conseguem nem
construir uma ponte e uma rodovia no mesmo nível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário