terça-feira, 22 de abril de 2008

Harley-Davidson enfrenta crise nos EUA

Harley-Davidson enfrenta crise e demite 700 funcionários. Os motociclistas tiram férias durante a crise: faturamento da centenária Harley-Davidson recuou 2,5% no primeiro trimestre do ano; vendas tiveram queda de 12,8% no período. Com a economia norte-americana aos tropeços, vendas da tradicional marca despencam. Os entusiastas do mundo das motocicletas estão dando uma folga para suas máquinas devido aos solavancos por que passa a economia dos Estados Unidos. A crise forçou a Harley-Davidson a cortar 700 empregos e reduzir a produção das suas possantes motos. A empresa, fundada há 105 anos, passou por uma redução de 12,8% nas vendas no mercado norte-americano, onde estão sete em cada dez Harleys existentes no mundo. Os lucros do trimestre caíram 2,5%, ficando em US$ 187 milhões. O presidente da empresa, Jim Ziemer, descreveu os números como “decepcionantes”, mas afirmou que acredita numa retomada. “A Harley-Davidson tem sorte por ter força financeira suficiente para lidar com o ambiente econômico atual. Somos uma grande empresa e temos uma marca excepcionalmente poderosa”, declarou Ziemer. Mas a crise de crédito no mercado norte-americano está forçando a empresa a reduzir suas operações. A Harley terá um corte de produção de aproximadamente 27 mil motos neste ano, o que fará as vendas mundiais caírem para 307,5 mil unidades. A empresa também diminuiu seu quadro de funcionários em 8%, com a demissão de 370 operários sindicalizados e mais 360 funcionários de áreas administrativas. Ainda assim, as vendas da Harley estão acima da média no mercado norte-americano, que recuou 14% no primeiro trimestre deste ano. (Fonte: Gazeta do Povo, Curitiba e site PHD-BR) Enquanto isto, no Brasil, o Grupo Izzo aumenta os preços da motocicletas Harley-Davidson, apesar da queda no dólar e aumento de vendas no país (veja postagem, abaixo). Alguma coisa está fora de sincronia entre a Harley-Davidson nos Estados Unidos e seu representante exclusivo no Brasil.

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