Adeus, Dyna Fat Bob |
Bem vinda, Softail Fat Bob |
Lendo os
comentários nas mídias sociais sobre estes fatos, notamos alguns harleyros
indignados pela decisão da Motor Company em fundir a Dyna com a Softail,
criando a nova Softail Family.
Mas o que
era, realmente, a linha Dyna? Foram motocicletas que evoluíram das Sporster. Ou
seja, uma Sportster maior.
Por outro
lado, a Softail foram motocicletas projetadas para longas viagens (daí o nome Cruiser), com algum
conforto. Tem o DNA das boas e antigas hardtail, mas com uma suspensão traseira
monotubo bastante eficiente. A diferença maior entre as duas famílias é o
quadro das Softail, mais robustos, com uma montagem do motor que permite menos
vibração. Ou seja, a traseira monotubo da Softail versus a de duplo
amortecedores da Dyna.
Para o
leigo, não faz muita diferença. Para os puristas, confundí-las é uma heresia.
Daí a reação negativa.
Mas sendo
tão semelhantes, por que alguns harleyros ficaram tão furiosos? Afinal, as Dyna pareciam e se comportavam
muito semelhantes com as Super Glides dos anos 1970 e 1980! E era exatamente
por isto que muitos eram seus fãs. Mas o mundo continua girando e as
motocicletas, como as pessoas, tem que evoluir para sobreviver.
Os amantes
das Dyna tem, portanto, algumas opções. Voltam para as Sportster, aceitam as novas
Softails ou sobem um degrau, adotando uma Touring.
De uma forma ou de outra, o luto pelas Dyna durará pouco tempo. Todos já vimos este filme (carburada versus injetada – refrigeração a ar versus híbrida – etc.). Daqui a vinte anos nós nos perguntaremos o porquê de toda esta discussão.
De uma forma ou de outra, o luto pelas Dyna durará pouco tempo. Todos já vimos este filme (carburada versus injetada – refrigeração a ar versus híbrida – etc.). Daqui a vinte anos nós nos perguntaremos o porquê de toda esta discussão.
Exatamente!Tenho uma Dyna 2010.Gosto muito do estilo dela,porém agora vou encarar uma Low Rider que acho maravilhosa.Quanto a suspensão traseira com certeza vai ficar bem melhor com um único amortecedor !
ResponderExcluirQue me perdoem is amigos.... mas eu sempre achei Dyna horrivel em todos sentidos... uma sorte pra ela ser transformada em Softail !!!
ResponderExcluirProblema é que a choradeira faz barulho, quem gostou não faz. Nos foruns é unanime a opinião de que - quer conforto? Fuja das sporster e dyna. Então!!!! A HD resolveu o problema de conforto nas Dynas. - Ah, o farol da fat bob ficou feio. Troca então!!! O farol duplo da antiga era bonito?
ResponderExcluiro GRANDE PROBLEMA É COLOCAR UM DESIGN EXTRAMAMENTE MODERNO NUMA MOTO CLASSICA, E QUE VENDE BEM PORQUE É CLÁSSICA, A HARLEY ERROU, COMO JA ERROU TANTAS OUTRAS VEZES E VOLTOU ATRÁS E SE ADAPTOU AOS CLIENTES .
ResponderExcluirDyna é raiz. As Softail's foram criadas para disputar o mercado com as japonesas. Toda Harley é estradeira. Não falem besteira. As Touring's são rolhas de corredor. A cada família da Harley têm seu defeito. Não critiquem a motocicletas das pessoas. Cada um no seu ritmo de vida.
ResponderExcluir