sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Boeing Stearman N2S-1: restauração do PR-ZLU

 

Boeing Stearman A75N1, matrícula brasileira PR-ZLU, no Aeroporto de Campo Largo, Paraná, em 23/9/2021. Foto de Alexandre Aguirre Seixas.
Este é o Boeing Stearman N2S-1 Kaydet, número de série 75-946, originalmente da Marinha dos Estados Unidos, onde teve a matrícula 03169 USN.

A aeronave foi construída em 1940 e serviu como treinamento primário para formação de aviadores navais da Marinha e dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. É equipado com um motor Lycoming R-680-13 de 300 hp.

O Boeing Stearman Modelo 75 é um biplano usado no treinamento militar primário durante as décadas de 1930 e 1940, com 10.626 unidades construídas nos Estados Unidos. 

O primeiro voo foi realizado em 26/11/1934 e entrou em serviço ativo na USAAF e na USN em 1936.

Amplamente conhecido como Stearman, o Boeing Stearman PT-17 ou Kaydet, serviu como treinador principal para as Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos (como PT-17), para a Marinha dos Estados Unidos (como NS e N2S) e para a Real Força Aérea do Canadá (como Kaydet) durante a Segunda Guerra Mundial. No total, 21 países utilizaram a aeronave em várias funções, inclusive a Força Aérea Brasileira.

Depois que o conflito terminou, milhares de aeronaves excedentes foram vendidas no mercado civil. Nos anos imediatamente após a guerra, elas se tornaram populares como pulverizadores agrícolas, aviões esportivos e utilizados em acrobacias e em shows aéreos. Até hoje fazem muito sucesso nos eventos da EAA - Experimental Aircraft Association em Oshkosh, Wisconsin e no Sun 'n Fun, em Lakeland, Flórida, entre muitos outros, inclusive no Brasil.

O 03169 USN foi dado baixa do serviço ativo da U.S. Navy em 1964 e registrado como aeronave civil com a matrícula americana N50065.

Em Dezembro de 2012 foi trazida para o Brasil, onde recebeu a matrícula PR-ZLU.

O PR-ZLU foi adquirido pelo meu amigo Comandante Marcelo Venancio Brito em 2019. No início de março de 2020, pouca antes do início da pandemia, tive oportunidade de fazer um voo no N2S-1, no Aeroporto de Campo Largo, PR.


Logo depois o Comandante Marcelo decidiu restaurar o Stearman para as cores originais com que foi entregue para a Marinha dos Estados Unidos em 1940. Entretanto, durante o processo o avião teve uma restauração muita mais ampla, como mostram as fotos a seguir.

Como estava antes da restauração :
















Vejam os detalhes da restauração:
















Já nos detalhes finais:







A vistoria mais rigorosa, feita pelas Inspetoras Laura e Cecília, filhas do Comandante Marcelo!


Missão cumprida!









Virando o motor pela primeira vez depois da restauração:


Registro em vídeo do primeiro voo, feito pelo canal Plane Spotter HD Curitiba, no YouTube. A decolagem foi do Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba e o pouso no Aeroporto de Campo Largo, na região metropolitana da capital paranaense:


O Comandante Marcelo teve a ajuda de vários profissionais na restauração do Stearman, mas, com destaque, para o Carlinhos, Eraclis, Faco, Marcos, Marcio e Marquinhos.

No dia 23 de setembro de 2021 tive o prazer de voar o Stearman PR-ZLU mais uma vez:



Aeroporto de Campo Largo, Paraná.
O Boeing A75N1 Kaydet é um biplano convencional de construção robusta, com trem de pouso fixo e bequilha convencional e acomodação para o aluno e o instrutor em nacele aberta. O motor radial geralmente fica exposto, sem capô.

Características Gerais:

  • Tripulação: 2
  • Comprimento: 24 ft 9 in (7.54 m)
  • Envergadura: 32 ft 2 in (9.80 m)
  • Altura: 9 ft 8 in (2.95 m)
  • Área alar: 298 sq ft (27.7 m2)
  • Peso vazio: 1,931 lb (876 kg)
  • Peso máximo de decolagem: 2,635 lb (1,195 kg)
  • Combustível: 46 US gal (170 l)
  • Velocidade máxima: 124 mph (200 km/h, 108 nós)
  • Velocidade de cruzeiro: 96 mph (154 km/h, 83 nós)
  • Teto de serviço: 13,200 ft (4,000 m)
  • Primeiro vôo: 1934
  • Serviço ativo: a partir de 1936
  • Propulsão: Lycoming R-680, Continental R-670, Jacobs R-755 e Wright R-790

O Boeing Stearman é um protótipo muito utilizado para a construção de aeromodelos rádio-controlados Escala.

Este é o meu, construído em 1997. Planta de Nick Ziroli, escala 1/4, equipado com um motor radial Saito 3000 5-cylinder de 30 cc.


Outros exemplos, em escala maior: 



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