Boeing Stearman A75N1, matrícula brasileira PR-ZLU, no Aeroporto de Campo Largo, Paraná, em 23/9/2021. Foto de Alexandre Aguirre Seixas. |
A aeronave foi construída em 1940 e serviu como
treinamento primário para formação de aviadores navais da Marinha e dos
Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. É equipado com um motor Lycoming R-680-13
de 300 hp.
O Boeing Stearman Modelo 75 é um biplano usado no treinamento militar primário durante as décadas de 1930 e 1940, com 10.626 unidades construídas nos Estados Unidos.
O primeiro voo foi realizado em 26/11/1934 e entrou em serviço
ativo na USAAF e na USN em 1936.
Amplamente conhecido como Stearman, o Boeing Stearman PT-17 ou
Kaydet, serviu como treinador principal para as Forças Aéreas do
Exército dos Estados Unidos (como PT-17), para a Marinha dos Estados Unidos
(como NS e N2S) e para a Real Força Aérea do Canadá (como Kaydet) durante a
Segunda Guerra Mundial. No total, 21 países utilizaram a aeronave em várias
funções, inclusive a Força Aérea Brasileira.
Depois que o conflito terminou, milhares de aeronaves excedentes foram vendidas no mercado civil. Nos anos imediatamente após a guerra, elas se tornaram populares como pulverizadores agrícolas, aviões esportivos e utilizados em acrobacias e em shows aéreos. Até hoje fazem muito sucesso nos eventos da EAA - Experimental Aircraft Association em Oshkosh, Wisconsin e no Sun 'n Fun, em Lakeland, Flórida, entre muitos outros, inclusive no Brasil.
O 03169 USN foi dado baixa do serviço ativo da U.S. Navy em 1964
e registrado como aeronave civil com a matrícula americana N50065.
Em Dezembro de 2012 foi trazida para o Brasil, onde recebeu a matrícula PR-ZLU.
O PR-ZLU foi adquirido pelo meu amigo Comandante Marcelo
Venancio Brito em 2019. No início de março de 2020, pouca antes do início da pandemia,
tive oportunidade de fazer um voo no N2S-1, no Aeroporto de Campo Largo, PR.
Logo depois o Comandante Marcelo decidiu restaurar o Stearman para as cores originais com que foi entregue para a Marinha dos Estados Unidos em 1940. Entretanto, durante o processo o avião teve uma restauração muita mais ampla, como mostram as fotos a seguir.
Como estava antes da restauração :
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Características Gerais:
- Tripulação: 2
- Comprimento: 24 ft 9 in (7.54 m)
- Envergadura: 32 ft 2 in (9.80 m)
- Altura: 9 ft 8 in (2.95 m)
- Área alar: 298 sq ft (27.7 m2)
- Peso vazio: 1,931 lb (876 kg)
- Peso máximo de decolagem: 2,635 lb (1,195 kg)
- Combustível: 46 US gal (170 l)
- Velocidade máxima: 124 mph (200 km/h, 108 nós)
- Velocidade de cruzeiro: 96 mph (154 km/h, 83 nós)
- Teto de serviço: 13,200 ft (4,000 m)
- Primeiro vôo: 1934
- Serviço ativo: a partir de 1936
- Propulsão: Lycoming R-680, Continental R-670, Jacobs R-755 e Wright R-790
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