Harley-Davidson Ultra Limited 2014 |
As motocicletas Harley-Davidson do Projeto Rushmore tem apresentado um problema constante, com o vazamento do líquido de arrefecimento do motor.
Originalmente a HD constatou um defeito no diâmetro do tubo que passa pela válvula solenóide do sistema de refrigeração e entendeu que a substituição desta válvula solucionaria o problema (veja postagem aqui). A válvula foi substituída em várias motocicletas, a maioria no modelo Ultra Limited e CVO Limited.
O problema, entretanto, continuou.
Quando estive na Flórida, no final do mês passado e aluguei um Tri Glide, tive oportunidade de perguntar sobre o problema ao Chefe da Oficina da Stormy Hill Harley-Davidson, de Clermont, FL.
Ele informou que o problema havia sido finalmente resolvido. O líquido extravasava pela tampa do reservatório, localizado no lado direito da carenagem.
Esquema do sistema de arrefecimento. A seta indica o reservatório. |
O reservatório com o nível adequado de líquido de arrefecimento. |
Nas motocicletas rodando nos EUA, a tampa já foi substituída.
Conferi a informação com a Floripa Harley-Davidson, que confirmou. Aqui no Brasil aguarda-se a chegada das tampas substitutas. Imagino (é o lógico!), que a Harley-Davidson Brasil fará um recall para esta substituição.
Nota: a utilização da motocicleta sem o líquido de arrefecimento não causa nenhum problema ao motor nem perda da garantia. Recomenda-se, entretanto, completar o nível, até que o problema seja definitivamente corrigido numa concessionária HD.
(Atualização: fui informado pela Floripa Harley-Davidson que não haverá recall, por não se tratar de item de segurança.)
Wilson Roque sua moto está ok referente ao liquido de arrefecimento? Concessionário de Floripa tem a peça de reposição? Agradeço a informação
ResponderExcluirIrineu, já não tenho a Ultra Limited 2014. Troquei por uma Heritage 2016. Mas depois que a tampa do reservatório da minha Ultra foi trocada, nunca mais apresentou vazamento do líquido de arrefecimento.
Excluiramanhã vou deixar a moto na HD Santos e ver se acham uma solução... abraço
ResponderExcluirA troca da tampa é a solução técnica para o problema. Se for trocada e a perda do líquido continuar, então há de se fazer uma investigação mais profunda no sistema como um todo. Boa sorte.
ExcluirPoxa galera e um absurdo tão querendo me cobrar 6500 reais só a bomba aqui na hd rio fora a valvula termostatica
ResponderExcluirOLÁ! ENTAO PELO EXPOSTO, SE CONTINUAR AQUECENDO MESMO SEM VAZAMENTO DO LÍQUIDO, QYER DIZER Q O PROBLEMA É A BOMBA E VÁLVULA ? MUITA GENTE, FORA DA GARANTIA, MANDA RECONDICIONAR A BOMBA OU FAZ ADAPTAÇÃO COM BOMBA DA VOLKSWAGEN! ALGUEM SABE O CUSTO DESSA ADAPTACAO?
ResponderExcluirColoquei uma bomba da AMAROK....entorno de 900,00 material, peças e mão de obra...o Pimenta executa.
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