quarta-feira, 8 de junho de 2011

Motor Harley-Davidson Refrigerado por Líquido?

Dentre os muitos rumores e especulações a respeito da nova linha de motocicletas Harley-Davidson, há um muito forte de que os modelos 2012 virão equipados com motores refrigerados por líquido. Claro, sempre há muitas especulações e rumores toda vez que a H-D vai lançar uma nova linha. Ainda que a Harley não faça modificações traumáticas em suas motocicletas, há muitos comentários sobre uma drástica mudança nos motores.
.
Os motores das motocicletas Harley-Davidson são tradicionalmente refrigerados a ar, desde os primórdios da empresa no início do século passado. Seu característico método de resfriamento é o principal responsável pelo som que produz  e a sensação inimitável que se tem ao pilotar a lendária e amada motocicleta. Refrigeração por líquido é mais comum nas motocicletas de projetos mais recentes de outras marcas, sem a tradição da Harley-Davidson, que  sempre foi fiel ao seu método de refrigeração.
O rumor de que a refrigeração será mudada para um sistema com radiador começou quando documentos foram divulgados pela Comissão de Recursos do Ar da Califórnia e pela EPA (Environmental Protection Agency), o IBAMA dos Estados Unidos. Esses documentos são certificados e solicitações feitas pela Harley junto à autoridades governamentais.
Os seguidores e fiéis clientes da Harley tem se perguntado o que levaria a companhia a abandonar sua tradição em favor de motores refrigerados por líquido. 
Segundo o que se lê nos foruns, dois são os principais motivos: as novas regulamentações de emissão de gases, mais restritivas, que tornam os motores refrigerados por líquido mais fáceis de cumprirem com essas exigências. Pode ser que a H-D, simplesmente, tenha que fazer a mudança para se enquadrar nas restrições legais que serão impostas para todas as motocicletas.
.
O outro potencial motivo, pode estar relacionado ao desempenho da motocicleta. Alguns especialistas afirmam que os motores Harley-Davidson poderiam ter até 35% mais potência (HP) e funcionar a temperatures mais baixas. Com isto, a possibilidade de um superaquecimento do motor, com uma avaria séria, seria grandemente reduzida.

Claro, só o tempo dirá se tais rumores tem fundamento. As opiniões, como sempre, são contraditórias. Alguns aprovariam com entusiasmo um motor refrigerado por líquido, que daria um merecido descanso término às nossas pernas, especialmente no verão brasileiro. Outros, entretanto, acham que o som e as demais características dos atuais motores seriam perdidos, com graves consequências para a tradição Harley-Davidson.
.
Enquanto a verdade não aparece, vamos continuar "curtindo" nossas máquinas, aproveitando que o inverno está na esquina e os problemas com o calor produzido pelos motores só serão relembrados daqui a alguns meses.
.
Pilote sempre com segurança e lembre-se: segunda-feira, 27 de Junho, é dia de tirar a motocicleta da garage e participar no Million Mile Monday.

Nenhum comentário:

Postar um comentário