quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Óleo Sintético em Motores V-Twin

Óleos sintéticos oferecem muitas vantagens para motores de alta cilindrada, como é o caso dos V-Twins da Harley-Davidson. Além de serem refrigerados a ar, os motores V-Twin tendem a operar em temperaturas mais elevadas, devido ao curso longo do pistão e seu diâmetro comparativamente menor, o que aumenta a área varrida no cilindro e no pistão, em uma dada RPM.

Durante os meses de verão – especialmente nas regiões onde as temperaturas altas do dia estão acima dos 30ºC ou com paradas frequentes provocadas pelo tráfego nas zonas urbanas – os motores V-Twin de grande porte trabalham em temperaturas mais elevadas, especialmente o cilindro traseiro.
Todos estes fatores exigem mais do óleo lubrificante. Comparados com os óleos minerais, os óleos sintéticos tem um desempenho muito melhor. 
Os óleo lubrificantes sintéticos de boa qualidade são resultados de uma modificação da estrutura molecular do produto base e são mais fluídos quando frios. Por outro lado, permite intervalos maiores de troca, ao mesmo tempo que reduz o consumo de combustível, por permitir que o motor funcione com temperaturas mais baixas e com menor atrito, com alta estabilidade térmica e proteção contra oxidação.


Outra característica é uma proteção superior contra o desgaste imediato, provocado no arranque inicial de partida do motor quando frio.


Outras vantagens são a maior duração da película de óleo sobre as peças em movimento, menor volatilidade (e menos consumo do óleo), alta dissipação de calor (diminuindo a temperatura de operação do motor), redução na formação de depósitos e resíduos de carbono e um elevado poder detergente e dispersante natural.

No blog do Cmt Maccori há um excelente artigo sobre óleos sintéticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário