É bastante complexo tentar explicar por que as pessoas (como eu) gostam tanto de pilotar uma motocicleta, especialmente se for por puro prazer (sem obrigação profissional ou de custo). O ato de pilotar é uma forma de meditação, porque a concentração requerida na pilotagem com segurança tende a focar o cérebro do piloto de tal maneira, que o distrai de outras questões (problemas, inquietudes, ansiedades, etc.). Isto cria uma concentração mental que, na verdade, nos afasta dos outros pensamentos que normalmente fluem pela nossa mente. O resultado é que sua mente volta rejuvenescida depois um passeio de motocicleta, da mesma forma como se acabasse de sair de uma sessão de meditação ou relaxamento. Pensamentos sobre o que comer, com quem se reunir ou as outras preocupações estressantes do dia-a-dia (pressões no trabalho ou em casa), desaparecem de nossas mentes durante um passeio de motocicleta, por que a concentração necessária na pilotagem levam os outros pensamentos para bem longe. Pilotar com segurança quer dizer está atento e concentrado durante todo o tempo – porisso é importante parar e descansar em intervalos frequentes durante uma longa viagem de motocicleta. Mas, o que tem isso tem a ver com o capacete? Você não deve estar preocupado com o capacete, com a jaqueta, com a luva ou com as botas. Esses itens tem que se transformar na sua segunda pele e ser parte integrante de seu corpo, para que sua mente não perca a concentração na pilotagem e comece a se ocupar com o desconforto que estão causando. Os estudos de acidentes de motocicletas, mostram que a maioria daqueles não envolvendo outros veículos, ocorrem com a colisão da motocicleta contra um ponto fixo na estrada ou por derrapagem em curvas, feitas em velocidades excessivas. Quantos desses acidentes não são causados por perda de concentração, talvez ocasionada pelo desconforto de algum item de nosso vestuário?
Recomendo fazer uma pesquina pela internet e procurar a opinião de quem já tem um capacete igual ao que você está pretendendo comprar. Itens como peso, estrutura e composição do casco e do interior, qualidade do revestimento (se é lavável ou não), forma de abrir/fechar a jugular, facilidade de abrí-lo (nos modelos escamoteáveis), são importantes para sua correta avaliação. Portanto, considere todos os aspectos envolvidos, quando estiver procurando um novo capacete. Especialmente se for aquele que você usará "naquela" viagem que está programando há tanto tempo. Boa sorte e lembre-se: use sempre equipamento de segurança, quando pilotando: capacete, luvas, botas apropriadas e jaqueta resistente à abrasão.
uma coisa que muitos motociclistas fazem como forma de economizar é pegar um capacete em promoção (normalmente porque foi descontinuado ou porque é de um tamanho nos extremos da grade de tamanhos: XS(52-54) ou XL (60-62)) e adaptar para o tamanho fazendo enchimento ou diminuindo a espessura do forro.
ResponderExcluirExceto em casos especialíssimos, essa prática simplesmente desconfigura o casco e inutiliza o capacete como equipamento de proteção.
Capacete bom é aquele capacete que tem o tamanho certo para a sua cabeça. Modelo (aberto, fechado ou modular) é questão de preferência. Eu uso um aberto para trajetos diários dentro da cidade ou pequenas viagens e um fechado para viagens mais longas.
Minha esposa fez um belo investimento em um Shark Evoline (modular) e diz que nada paga o privilégio de estar com um capacete fechado na estrada e com um click passar para um aberto ao chegar no destino.
Gostaria muito de saber se há,no Brasil,algum fabricante de capacetes para motociclistas com seu produto em tamanho maior que o 62,mesmo que por encomenda,pois não vou poder andar com a moto que acabei de adquirir,financiada,com um tamanho pequeno,inadequado e desconfortável para o uso diário. O 62,para minha surpresa, revelou-se com os defeitos acima citados. Agradecerei muito sugestões o mais rápido possível.
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