sábado, 4 de julho de 2015

A discussão sobre a bandeira confederada

Bandeira do Exército da Virgínia do Norte, comumente
confundida como sendo da Confederação.
Tenho seguido com curiosidade as discussões sobre a bandeira confederada.

Interessante como um fato ocorrido há mais de 150 anos (Guerra Civil Americana) ainda afeta da vida das pessoas.

Até pouco tempo, a bandeira representava apenas uma atitude de rebeldia. Era sempre associada à juventude e a motociclistas, cuja vida e atitude demonstravam uma rebelião ao conservadorismo.

Isto, por sí só, é um paradoxo.

Bandeira dos Estados Confederados da América (1861-1865)
Vamos analisar a situação:
  • A bandeira nem era a oficial dos Estados Confederados da América, que surgiu após 11 estados declararem sua secessão aos Estados Unidos da América, após a eleição de Abraham Lincoln.
  • O que se considera, hoje, a bandeira confederada, foi na realidade a bandeira do Exército da Virginia do Norte, comandado pelo famoso general Robert E. Lee, durante a Guerra Civil.
  • Os Estados Confederados eram os mais conservadores dos EUA, na ocasião, fazendo oposição firme à tendência dos estados do norte (yankees ou Union) em abolir a escravidão. Portanto a bandeira como símbolo de rebeldia aos conservadores é, por si só, uma contradição.
Não sou nem nunca fui a favor dos Estados Confederados, pela razão básica de sua secessão: querer manter a escravidão.

Por outro lado, respeito, apoio e compartilho seu desejo de se separar dos demais estados da União, por discordar de suas decisões.

Esta é a base do meu apoio ao movimento O Sul é o Meu País, que promove o direito dos Estados do Sul de se separar do resto do Brasil. 

2 comentários:

  1. Legal saber que o amigo vapozeiro é simpatizante do nosso movimento. Meu marido, já aposentado da Marinha mercante era conhecido como o "Diabo Louro". Teve a oportunidade de conhecê-lo? Hoje ele é ativista do Movimento o Sul é Meu país. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por acompanhar o blog. Conheci um colega que trabalhava na Netumar e era comandante de um "liner", que tinha o apelido de "Diabo Louro".
    Era meu xará. Não sei se é o mesmo.

    ResponderExcluir