Ponte Anita Garibaldi, BR-101 em Laguna, SC. |
Leio no
Diário Catarinense de hoje:
“Os últimos
operários trabalham nos acabamentos da ponte Anita Garibaldi, em Laguna, no Sul
do Estado. A fase de testes de cargas sobre a estrutura, prevista para ocorrer
a partir de hoje marca o fim dos trabalhos. A expectativa é que o processo
ocorra em três dias. A ponte servirá para solucionar um dos piores gargalos da
BR-101, pendentes desde o início da duplicação da rodovia no Estado, em 1994.”
A
construção da ponte ainda não será o final das obras de duplicação da BR-101 em
Santa Catarina, que já dura 21 anos!
Não se sabe, ainda, quando a nova ponte será entregue ao tráfego, pois sua inauguração depende da agenda de Sua Majestade, quero dizer, de Sua Excelência, a presidente da república.
Interessante compará-la com outra ponte sobre as águas, no caso a Ponte Rio-Niterói, inaugurada em março de 1974:
|
Ponte Anita Garibaldi
|
Ponte Rio-Niterói
|
||
Comprimento
|
2.830 m
|
13.290 m
|
||
Número de faixas de
rolamento
|
4
|
8
|
||
Tempo de construção
|
36 meses
|
63 meses
|
||
Metros construídos por dia
|
2,6 m/dia
|
7,03 m/dia
|
||
Custo por metro construído
|
US$126.500,00
|
US$50.000,00
|
||
É bom lembrar que a ponte Rio-Niterói foi construída sobre um canal de navegação, percorrido por navios de grande porte, cujo tráfego intenso não foi interrompido durante as obras.
Pelo tempo de construção e pelo custo de cada metro linear (lembrando que a Rio-Niterói tem o dobro de faixas de rolamento, ou seja, equivale a duas pontes Anita Garibaldi), tira-se a conclusão que quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário