sexta-feira, 31 de julho de 2015

Quantos somos?


O “Dia do Motociclista,” comemorado em 27 de julho serve de estímulo para a realização de passeios em duas rodas, palestras e eventos de moto-clubes. 

A ocasião também é propícia para uma série de ações educativas visando a pilotagem defensiva e a segurança no trânsito.

Atualmente, o Brasil figura entre os seis maiores produtores mundiais de motocicletas. Segundo a edição de 2015 do Anuário da Indústria Brasileira de Duas Rodas, tendo por base os dados de 2014, entre as 23.027.875 motocicletas da frota nacional, 38,5% se encontram na Região Sudeste (8.873.235 unidades) e 27% na Nordeste (6.211.226 unidades), considerando-se as maiores concentrações regionais. Em seguida, aparecem as regiões Sul, com 15,3% (3.524.907 unidades), Centro-Oeste, com 10,2% (2.354.211 unidades), e Norte, com 9% (2.064.296 unidades).


Com base nos licenciamentos do Registro Nacional de Veículos Automotores – Renavam, pertencente ao Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, o estado de São Paulo possui a maior frota de motocicletas do País, com 5.019.766 unidades, seguida por Minas Gerais, com 2.529.365, Paraná, com 1.334.785, Ceará, com 1.310.221, e Bahia, com 1.283.897 unidades.

Pela base oficial de dados de 2014, do total de 62.847.293 de brasileiros habilitados para conduzir todo tipo de veículo, 42,64% podem legalmente pilotar motocicletas, ou seja, 26.799.931 habilitados encontram-se classificados na categoria A. No Brasil, há 21.181.481 homens e 5.618.450 mulheres com habilitação para pilotar motocicletas.


Ente os homens habilitados a maior faixa etária, com 50,53% do total, está entre 31 a 50 anos. A faixa mais jovem, de 18 a 21 anos, representa apenas 6% do total. 


No caso das mulheres, predomina a faixa etária de 31 a 40 anos (33,63%), seguida por 22 a 30 anos (37,83). A faixa mais jovem, de 18 a 21 anos, atinge apenas 7,79%. As mulheres correspondem a 22% dos compradores do veículo no País.

A maior parte dos compradores de motocicletas no Brasil está na faixa de 21 a 35 anos de idade (49%). Em seguida, estão os brasileiros acima de 40 anos, correspondendo a 29% do total. Apenas 5% dos compradores têm até 20 anos.

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