sábado, 8 de agosto de 2009

Pilotando à Noite

Eu não gosto de pilotar à noite. Procuro sempre planejar minhas viagens ou passeios de forma a estar na estrada durante a luz do dia. Como a parte da manhã é a melhor para mim, prefiro levantar bem cedo e começar o trecho ao nascer do dia, do que esticar o dia até ficar escuro. Afinal, pilotar à noite é muito diferente, pelos seguintes motivos: Visibilidade Reduzida Você vê muito menos, o que leva a ter menos informações sobre o que ocorre ao seu redor. Seu campo de visão fica reduzido à parte da estrada iluminada pelos faróis. Além disso, sua visão periférica, profundidade e reconhecimento de cores ficam prejudicados depois que escurece. A percepção diminui e o tempo necessário para uma reação, aumenta. Luzes Em estradas sem iluminação pública (a maioria, no Brasil), use sempre o farol alto, baixando-o ao cruzar com outros veículos. As luzes baixas devem ser usadas em áreas urbanas, sob chuva ou nevoeiro e quando ultrapassando outro veículo. Sempre pilote de forma a ser capaz de parar dentro da área de visão (iluminada por seus faróis). A maioria dos faróis de motocicletas de grande porte (touring) iluminam até 150 metros, com os faróis altos. Com farol baixo, o alcance é de cerca de 50 metros. Dependendo da velocidade, você só tem entre 1,5 e 2 segundos para reagir com segurança. Portanto, é fundamental que esteja pilotando na velocidade adequada ao trecho. É importante lembra-se que os faróis de qualquer veículo são projetados para iluminar à frente, portanto não iluminam ao redor, o que aumenta o risco em casos de estrada sinuosa. Descendo uma estrada que passa por picos e vales, sua visão será muito reduzida ao atingir a parte mais baixa do trecho, praticamente eliminando sua visão da parte ascendente. Se você estiver utilizando os freios, a parte da estrada à sua frente, iluminada, estará ainda mais reduzida, já que o garfo dianteiro abaixará, diminuindo a eficiencia dos faróis. Ofuscamento A luz alta de outros veículos, vindo em direção oposta, pode ofuscá-lo, momentâneamente, por cerca de até 2 segundos. Assim, a 70 km/h, você terá percorrido mais de 350 metros sem estar exergando direito. Para evitar o ofuscamento, procure olhar para a faixa pintada na beirada da estrada (junto ao acostamento). Fadiga Noturna Outro grande adversidade na pilotagem noturna, é a fadiga, causada pelo esforço adicional exigido. O sinais de fadiga são:
  • Dificuldade em se concentrar
  • Frequente piscado dos olhos
  • Olhos “pesados”
  • Dificuldade em lembrar-se dos últimos quilômetros rodados
  • Perder saídas ou não reparar na sinalização
  • Necessidade de esfregar os olhos frequentemente
  • Dificuldade em manter o veículo dentro da faixa de rolamento
  • Aproximar-se demais de outros veículos à frente
  • Sensação de desconforto ou irritação

Se estiver com estes sintomas, procure um local seguro e pare sua motocicleta.

Descanse até que se sinta melhor ou, o que é mais indicado, retome a viagem no dia seguinte.

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