segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Onde é o lugar da mulher?

Comandante Kate McCue, na ponte de comando do M/S "Celebrity Summit"
Na Ponte de Comando de um grande navio, é claro!

A Capitão Kate McCue é a primeira mulher americana a assumir o comando de um grande navio de cruzeiro.

Capitão de Longo Curso Kate McCue, Marinha Mercante dos Estados Unidos.
Aos 37 anos de idade e 20 anos de experiência, a Capitão de Longo Curso Kate McCue assumiu o comando do navio de cruzeiro “Celebrity Summit”, com capacidade para 2158 passageiros e 936 tripulantes.

M/S "Celebrity Summit"
A Comandante Kate McCue formou-se pela Academia de Marinha Mercante da Universidade da Califónia, situada em Vallejo, cidade da região metropolitana de San Francisco, onde ingressou em 1996, graduando-se na turma de 2000.

California Maritime Academy, Vallejo, CA.
A California Maritime Academy é uma das seis academias que formam os oficiais da Marinha Mercante dos Estados Unidos. A maior é a United States Merchant Marine Academy, em Kings Point, New York.

U.S. Merchant Marine Academy, Kings Point, NY.
Os formandos das Academias de Marinha Mercante recebem um diploma de Bacharel em Ciências, uma patente de Oficial na U.S. Naval Reserve e são nomeados Segundo Oficial da Marinha Mercante dos Estados Unidos.

A Comte. Kate McCue começou sua carreira como 2º Oficial a bordo de navios da Disney Cruise Line, posteriormente passando para a Royal Caribbean Cruises em 2003, onde exerceu as funções de 2º Oficial, 1º Oficial e  Imediato, antes de assumir o comando pela primeira vez em julho de 2015..

CLC Kate McCue (direita), abraçando seus pais, juntamento com o marido, OSM Nikola McCue (esquerda).
No Brasil, a primeira mulher a comandar um navio na Marinha Mercante foi a Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, que assumiu o comando de um petroleiro em 2009.

Comandante Hildelene Lobato Bahia.

2 comentários:

  1. Muito legal vê-la como "captain"!

    Em 2011, a bordo do Mariner of the Seas/ Royal Caribbean, navegamos de Valparaíso, Estreito de Magalhāes, Brasil e por fim fizemos a travessia do Atlântico rumo ao Mar Mediterrâneo. Kate McCue já era Safety Officer a bordo, a chamávamos carinhosamente de "Sandra Bullock", rs. Como todos os oficiais da RCCL, ela era sempre, muito simpática.

    ResponderExcluir