O ano
passado foi bem difícil para a Harley-Davidson no mercado americano. As vendas
globais desceram 1,4% nos últimos 12 meses (até Junho 2015), resultado, como
esperado, da queda de 2,5% no mercado internacional. Este enfraquecimento foi
resultado da crescente volatilidade em alguns mercados emergentes e um ambiente
hostil em termos de preços, devido ao fortalecimento do dólar.
Mas o que
chama mais a atenção é a queda de 0,7% no mercado dos EUA, que representa dois
terços das vendas da Motor Company. E esta é a razão de ter um impacto tão
forte nos resultados financeiros da empresa.
A economia
americana tem crescido consideravelmente desde o segundo semestre de 2014,
seguido de um inverno rigoroso, com o mercado de trabalho recuperando. O preço
do petróleo atingiu baixas históricas, o que é positivo para o mercado de
motocicletas acima de 650 cilindradas.
Entretanto,
enquanto o mercado de motocicletas de grande porte crescia, a Harley-Davidson
não acompanhou o crescimento. Há várias razões para isto, como o atraso nas
entregas dos modelos Street 500 e Street 750, a ausência da Road Glide no
primeiro semestre ou, quem sabe, os mais jovens não estão comprando tantas
Harleys.
Em 2015 o
mercado americano acima de 650cc cresceu 7,5% até Junho, mas as vendas da
Harley-Davidson encolheram 0,7%, como mencionado. A Motor Company foi
prejudicada pela estratégia agressiva das marcas europeias e japonesas, que
deram descontos significativos nos preços de suas motocicletas.
Esta perda
de competitividade no preço é diretamente proporcional à valorização da moeda
norta-americana. Com o Euro perdendo valor e se aproximando cada vez mais do
dólar, esta pressão vai ficar ainda mais forte no decorrer de 2015.
Com a economia da China reduzindo seu crescimento, é esperado uma reação importante no resto do mundo, incluindo os Estados Unidos, o que deverá impactar ainda mais as vendas de veículos luxuosos, segmento onde a maioria dos modelos da Harley-Davidson se encaixam.
Com a economia da China reduzindo seu crescimento, é esperado uma reação importante no resto do mundo, incluindo os Estados Unidos, o que deverá impactar ainda mais as vendas de veículos luxuosos, segmento onde a maioria dos modelos da Harley-Davidson se encaixam.
Apesar da
queda de 4.7% nas vendas globais no primeiro semestre de 2015, a HDMC ainda
prevê a entrega entre 276.000 e 281.000 motocicletas aos seus revendedores até
o final do ano, o que representará um crescimento de 2% a 4% sobre 2014. Para
que isto aconteça, é necessário um aumento de 7% a 10% nas vendas no segundo
semestre de 2015.
A Motor
Company acabou de lançar o catálogo 2016 e com os dois modelos da família
Street, isto pode fazer alguma diferença. As vendas da Street 500 e Street 750
cresceram fortemente no último trimestre.
As vendas
da família Street é muito importante para a Motor Company, não somente pelo seu
preço mais baixo ou sua mobilidade urbana mas, muito mais, por poder trazer
novos clientes para a marca.
2015 Harley-Davidson Street 750 |
As Street
são um bom exemplo da estratégia da Motor Company, focada em trazer novos
clientes e penetrar mais nos mercados emergentes, com motocicletas mais
adaptadas para estes ambientes, isto é, mais baratas, mais leves e capazes de
ter um bom desempenho em ruas e estradas de menor qualidade.
Entretanto,
a maioria dos compradores de Harley-Davidson ainda se enquadra na classe de
adultos na meia-idade. A Motor Company terá, necessariamente, que fazer um
grande esforço para atrair adultos jovens, incluindo mulheres, para a sua base
de consumidores. Mas com a política de preços e o envelhecimento do núcleo de
seus fiéis clientes, esta missão será de difícil execução.
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