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Oficiais de Sinalização de Pouso em um porta-aviões da Classe Nimitz |
Um Oficial de Sinalização de Pouso ou Oficial de Segurança
de Pouso (LSO – Landing Signal Officer ou Landing Safety Officer), também
informalmente conhecido como “raquete” (paddle - Marinha dos Estados Unidos) ou
“batedor” (batsman - Marinha Real), é um aviador naval especialmente treinado
para facilitar a "recuperação rápida e segura" de aeronaves a bordo
de porta-aviões,
Na Marinha do Brasil o nome é Oficial Sinalizador de Pouso.
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Oficial Sinalizador de Pouso no NAeL Minas Gerais |
Na Marinha dos Estados Unidos, as operações de porta-aviões começaram com o USS Langley (CV-1) em 1922, que serviu como uma plataforma para experimentar e desenvolver procedimentos de lançamento e recuperação de aeronaves.
Os primeiros pilotos não tinham sistema de sinalização do pessoal de bordo.
O Imediato do Langley, Capitão de Fragata Kenneth Whiting, fazia uma filmagem de cada pouso com uma câmera acionada à mão, para ajudar na avaliação da técnica de pouso. Quando não estava pilotando, Whiting observava todos os pousos a partir da asa de bombordo da ponte de comando. A posição de Whiting permanecia visível para os pilotos em atitudes críticas, quando o nariz da aeronave impedia a visão do piloto. Os pilotos acharam a linguagem corporal de Whiting muito útil e sugeriram que um piloto experiente fosse designado para ocupar essa posição, usando sinais combinados que evoluíram com a experiência.
Em uma ocasião, ao tentar sinalizar um piloto inexperiente que havia perdido várias abordagens ao chegar muito alto, Whiting foi o pioneiro no uso de raquetes ou bandeiras, agarrando os chapéus brancos (caxangá) de dois marinheiros próximos e segurando um em cada mão para enfatizar a posição das mãos dando as indicações ao piloto.
Assim, nas primeiras décadas da aviação naval, os LSOs auxiliavam a recuperação das aeronaves usando sinais operados manualmente.
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LSO durante a Segunda Guerra Mundial |
A partir do final da década de 1950, os porta-aviões evoluíram da configuração original de convés reto ou longitudinal, para o convés de vôo em ângulo e foram equipados com um Sistema Ótico de Pouso (OLS – Optical Landing System) fornecendo informações mais precisas ao piloto.
Desde então os LSOs auxiliam os pilotos fornecendo informações visuais, por meio de aparelhos de rádio.
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Sistema Ótico de Pouso nos porta-aviões americanos da Classe Nimitz |
Desta forma o LSO complementa as informações do OLS ao piloto, usando um monofone de rádio (que se parece a um telefone), informando sobre os requisitos de potência, a posição em relação ao ângulo de descida e à linha central do convôo (convés de vôo, na linguagem naval).
O LSO também conta com um "pepino" (pickle - uma caixa de comutação portátil) que controla uma combinação de luzes conectadas ao OLS para instruir o pilota a "arremeter" usando as luzes vermelhas brilhantes piscando de forma intermitente, se a aproximação da aeronave indicar perigo de acidente no pouso. Sinais adicionais, como "liberado para pousar", "aumentar potência" ou "abortar pouso", podem ser feitos usando a fileira superior de luzes verdes denominadas "luzes de corte" ou uma combinação delas. Freqüentemente, as fotos mostram os LSO segurando a chave de comutação sobre a cabeça, que acontece quando o convôo está "sujo" - com aeronaves, sujeiras ou pessoal na área de pouso. Assim que o convôo fica limpo, os LSOs liberam o pouso, baixando a mão.
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Caixa de comutação portátil ou "pepino" |
No cinema os LSOs foram originalmente representados por "Beer Barrel", o exótico oficial personagem do filme de 1954, The Bridges at Toko-Ri, interpretado pelo ator Robert Strauss (1913-1975).
O filme, que ganhou o Oscar de Efeitos Especiais, é também estrelado por William Holden, Grace Kelly, Frederic March e Mickey Rooney, que interpretou o piloto do helicóptero de resgate.
As cenas externas foram filmadas a bordo dos porta-aviões USS Oriskany e USS Kearsarge.
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William Holden como o Capitão-Tenente Harry Brubaker |
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Mickey Rooney |
LSOs aparecem no processo de recuperação de F-14 Tom Cat no início do filme Top Gun, de 1986, estrelado por Tom Cruise, Val Kilmer e Tom Skerritt.
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Val Kilmer e Tom Cruise |
Os LSOs também desempenham um papel fundamental no filme The Final Countdown, de 1981, estrelado por Kirk Douglas, Martin Sheen e Katharine Ross.
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Kirk Douglas e Martin Sheen |
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