O grande precursor foi, sem dúvida, o venerável motor Quadra 35cc, originalmente projetado para motosserras e que começou a ser usado no aeromodelismo nos anos 1970.
No início dos anos 1980 a Zenoah, então parte do conglomerado da japonês Komatsu, lançou no mercado o G-38, um motor a gasolina de 38 cilindradas que foi o primeiro projetado especificamente para aeromodelos rádio controlados.
Os carburadores usados pelos dois fabricantes eram da Walbro
Corporation, de Tucson, Arizona - fundada em 1950 por Walter E. Walpole - e que se
dedica a produzir componentes para uso em motores de baixa cilindragem. A
grande maioria dos fabricantes de motores para aeromodelismo usam os
carburadores Walbro de linha WT.
Carburador Walbro WT |
Incorporando duas funções básicas para a motorização do aviões R/C – bomba de combustível e mistura carburante – os carburadores Walbro tem uma grande e valiosa característica: uma vez ajustado funcionará perfeitamente por longos períodos de tempo.
No entanto, para manter a operação ideal do motor é
necessário fazer a manutenção e limpeza básica do carburador, evitando que
sujeiras dificultem seu funcionamento correto.
Basicamente o que pode afetar o desempenho do Walbro é combustível
não filtrado, poeira e detritos ingeridos no campo de vôo (mais comum em pistas de grama e não pavimentadas) e água, que pode causar corrosão interna.
Não importa a causa, sempre que notar alguma sujeira em uma inspeção externa do carburador ou uma alteração no desempenho do motor, a primeira coisa a se fazer
é abrir o carburador e dar uma olhada no seu interior. Este trabalho necessita
de poucas ferramentas (chave de fenda comum e Phillips e chave Allen). Um
pouco de tempo e isto manterá seu motor funcionando por longos períodos, sem
dor de cabeça.
Além das ferramentas eu uso WD-40 e cotonetes. Para uma limpeza mais caprichada, uso também o Car 80, especialmente para retiradas de manchas de óleo que às vezes passam pela junta do escapamento do motor. Utilize uma bandeja de metal ou plástico resistente ou, ainda, uma toalha ou pano macio de algodão para apoiar o motor e o carburador enquanto trabalha neles.
Antes de retirar o carburador, drene todo o combustível que estiver nele, esvaziando o tanque e fazendo o motor funcionar até que se apague por falta de gasolina.
Dependendo da forma como o motor é instalado no aeromodelo,
às vezes conseguimos retirar o carburador sem desmontar a fixação do motor na
parede de fogo.
Tendo que remover o motor, muito cuidado ao desconectar o cabo da vela de ignição e o cabo do sensor de ignição, para evitar danificá-los. Você também pode remover o escapamento e fazer uma boa limpeza em todo o motor antes de reinstalá-lo em seu modelo. Para este trabalho eu uso o Car 80. Funciona muito bem.
Para remover o carburador do motor, retire os dois parafusos de fixação. Tenha cuidado para não danificar a junta/espaçador que fica entre o carburador e o motor. A menos que seu carburador tenha sofrido um grande golpe ou tenha um entupimento grave de combustível, tudo o que você precisa fazer é uma boa limpeza .
No lado de entrada do corpo do carburador, a remoção do
parafuso central único dá acesso à junta
flexível e tela do filtro interno de combustível. Remova o parafuso e a tampa e, em seguida, inspecione o diafragma e as abas da junta para
certificar-se de que não há deterioração. Limpe quaisquer detritos óbvios
usando cotonete, palito de madeira (corte a ponta aguda) ou um pincel bem macio.
Não use ferramenta afiada ou estilete, pois isso pode danificar a superfície
das passagens.
Se a tela do filtro estiver com alguma sujeira, limpe-a com primeiro com WD-40. Você pode retirar a tela do filtro, mas faça com bastante cuidado. Se estiver danificada, uma tela de substituição pode ser comprada em kits de reposição de juntas Walbro. Esses kits estão disponíveis em vários sites na Internet (Mercado Livre, Banggood, Aliexpress). Algumas lojas de aeromodelismo (físicas ou virtuais) também oferecem estes kits.
Kit de reparo para carburador Walbro |
Na maioria dos casos, uma boa limpeza nesta parte ou, se for o caso, a substituição da junta é tudo o que se precisa fazer . Caso contrário, pode-se verificar o outro lado - a seção de medição de combustível - removendo a tampa lateral que é fixada por quatro parafusos do tipo Phillips. Faça uma aplicação de WD-40 e verifique se há alguma impureza.
As últimas peças a serem limpas são as válvulas das agulha de alta e baixa rotação. Faça uma boa limpeza externa antes de removê-las. Verifique o ponto de ajuste apertando-as suavemente (no sentido horário) e contando o número de voltas em que estavam abertas, para recoloca-las no ponto certo ao reaperta-las. Certifique-se de que as agulhas estejam limpas, faça uma leve aplicação de WD-40 e coloque de volta no lugar.Se tive esquecido de anotar como estavam antes, não tem problema. Abra a agulha de baixa (L) em uma volta e 1/8 e a agulha de alta (H) em uma volta e meia. Esta é, normalmente, o ajuste para dar partida no motor e depois ajustá-lo conforme o tipo de gasolina usado e a altitude (ao nível do mar o motor a mistura fica mais pobre; a partir de 1.000 m é necessário enriquecer a mistura).
Uma recomendação que sempre faço e não custa repetir: SEMPRE queime completamente o combustível que está na linha e no carburador, após o último voo do dia. Nunca deixe o tanque do seu aeromodelo com gasolina.
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