quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Ultra Limited: susto! - Atualização

A Pérola Negra no reboque, pronta para seguir para Florianópolis
O SAC da Harley-Davidson do Brasil foi acionado hoje de manhã e em menos de 2 horas o reboque estava em frente ao meu edifício para retirar a minha Ultra Limited (Pérola Negra) e levá-la para a Floripa H-D, em Florianópolis. Muito eficiente, o atendimento.

Conversando com o pessoal da concessionária, fui informado de que um engenheiro da H-D do Brasil estará em Florianópolis para avaliar o problema do desaparecimento do óleo no motor 103 cu.in da motocicleta.

Uma das possibilidades é que tenha ocorrido alinhamento dos anéis de segmento do pistão, permitindo que o óleo lubrificante seja expelido junto com a descarga do motor. Segundo pesquisei, o alinhamento é um fator que aparece mais comumente em motor com carbonização da cabeça do pistão. É muito raro sua ocorrência em um motor de baixa quilometragem, como é o caso da minha Pérola Negra (apenas 10.118 km rodados), mas pode acontecer.

Este alinhamento provoca:
  • Consumo excessivo de óleo do motor;
  • Batidas dentro do motor (saia do pistão);
  • Engripamentos por fadiga dos anéis;
  • Rompimentos do filme de óleo nas paredes dos cilindros, gerando superaquecimentos;
  • Espelhamento dos cilindros por haver muito carvão na cabeça do pistão;
  • Perda de potencia do motor;
  • Aquecimento do motor;
  • Dificuldade na partida;
  • Consumo maior de combustível;
  • Contaminação do óleo do motor;
  • Perda de compressão;
Não observei nenhum dos sintomas acima, além do consumo do óleo.

Um outro Harleyro aqui da região também teve um problema semelhante, agravado pelo fato de ter feito uma viagem relativamente longa com o motor nestas condições. O problema exigiu a substituição de vários componentes de um dos cilindros, o que está sendo realizado pela Harley-Davidson, dentro da garantia.

A Pérola Negra na Floripa H-D, trocando experiências com a Sweet Blue,
do João Rodolfo Lajus, Coordenador de Pós-Venda da concessionária.
Imagino a preocupação da Motor Company com estes fatos, já que o motor 103 cu.in está sendo equipado em várias famílias de motocicletas Harley-Davidson.

Estou confiante que a Harley-Davidson fará tudo o que for necessário para reparar o problema e evitar que isto ocorra outra vez.

Atualização em 22/8/2015: a Pérola Negra já sendo examinada na Floripa H-D.




Veja também: Ultra Limited: susto!

4 comentários:

  1. Estou preocupado e ancioso com o problema da sua moto pois estou para comprar a Street Glide e ninguém gosta de problemas em um veículo tão novo principalmente pelo valor pago por ele. Vamos acompanhar!

    ResponderExcluir
  2. Será que não saiu sem óleo da revisão ? Foi o assunto do momento no churrasco de ontem. Se tivesse alinhado pistões teria feito fumaça e tu teria notado. Espero melhoras da "moça".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos votos de melhora da Pérola Negra.
      Não, não foi o caso. Eu estava junto com o mecânico no momento em que ele esgotou o óleo antigo. Se ele tivesse esquecido de repor o óleo, o motor teria grinpado no retorno da concessionária até minha casa (80 km).

      Excluir