segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Ultra Limited: O que aconteceu no motor, afinal?

Eng. Maurílio, da H-D do Brasil, inspecionando a Pérola Negra
A Harley-Davidson do Brasil enviou um engenheiro para investigar o que aconteceu com o motor da Pérola Negra, minha Ultra Limited 2014, que teve um aumento extraordinário no consumo do óleo lubrificante.

Para entender melhor o caso e acompanhar sua evolução, sugiro ler as postagens anteriores aqui e aqui.

Inicialmente foram feitos os testes e verificações de rotina, observando-se o seguinte resultado:
  • Funcionamento dos sistemas elétrico e eletrônico: normal
  • Pressão da bomba de óleo: normal
  • Pressão nos cilindros dianteiro e traseiro: normal
  • Funcionamento da bomba de gasolina: normal
  • Respiros do filtro de ar: normal
  • Havia 930 ml de óleo lubrificante no motor. A capacidade é de 3,8 litros
Foi feita a troca do óleo lubricante e colocado o motor em funcionamento, verificando-se uma leve queima de óleo no cilindro dianteiro.

Procedeu-se então à abertura do motor, retirando-se a parte superior dos dois cilindros para inspeção.


Em seguida foi aberto o cilindro dianteiro, pois a queima do óleo lubrificante acontecia ali.

Foi verificado que tinha ocorrido alinhamento dos anéis de segmento, permitindo a passagem do óleo pelas aberturas dos anéis e sua queima ao chegar na câmara de combustão. Os anéis são montados desalinhados, para evitar que isto ocorra.


Não se pode precisar quando ocorreu o alinhamento, mas pela quilometragem percorrida desde a última revisão (+/- 1.700 km), houve queima de 170 ml de óleo lubricante a cada 100 km, na pior das hipóteses.

Qual a importância dos anéis de segmento no motor da sua Harley-Davidson? 

Encontrei esta explicação no site Mecânica Solique e compartilho aqui.

Vedação da compressão, dissipação de calor e vedação do óleo do cárter são as funções dos anéis de segmentos colocados nos pistões do motor.

Os pistões são fabricados em liga de alumínio (alguns com materiais diferenciados), e na parte superior do pistão são criadas canaletas para acomodar os anéis de segmento.

Pistão do motor H-D 103 cu.in.
Na maioria dos motores são três anéis: compressão, raspador e de óleo. São fabricados em ligas de aço e tratados conforme o local onde vão trabalhar no motor.

O anel superior é o de compressão, fabricado em aço revestido de cromo e tem formas diferenciadas dos demais, pois é ele quem recebe a maior quantidade de calor no motor. Garante a vedação de toda a compressão do motor e também tem a função de quebra de carvão. Como os demais, dissipam o calor do cilindro, para arrefecimento do motor.

O anel do meio é denominado raspador: tem a função de raspar parte do óleo que sobe junto com o pistão, na lubrificação do cilindro. 

O terceiro é o anel de óleo: este anel tem a função de vedar o óleo do cárter, para que não passe em excesso para a câmara de combustão do motor.

Típico jogo de anéis de segmento. O da esquerda é o anel de óleo.
Achei este vídeo no YouTube. Explica, de maneira bem simples, como pode acontecer o alinhamento dos anéis de segmento, mesmo em motores relativamente novos.


Não houve dano no pistão nem no cilindro dianteiro da minha Pérola Negra. Mas a Harley-Davidson considerou mais prudente substituir o kit completo.

A concessionária Floripa Harley-Davidson vai executar a substituição. Por sorte, o kit está disponível na loja e não haverá a necessidade de espera. Acredito que estarei rodando na minha Pérola Negra ainda esta semana.

O que aprendemos com esta experiência?

VERIFIQUE O NÍVEL DE ÓLEO DO MOTOR, COM FREQUÊNCIA!

Um comentário:

  1. Estou com este mesmo problema na minha Fatboy .apenas no cilindro traseiro.

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