Eng. Maurílio, da H-D do Brasil, inspecionando a Pérola Negra |
Para entender melhor o caso e acompanhar sua evolução, sugiro ler as postagens anteriores aqui e aqui.
Inicialmente foram feitos os testes e verificações de rotina, observando-se o seguinte resultado:
- Funcionamento dos sistemas elétrico e eletrônico: normal
- Pressão da bomba de óleo: normal
- Pressão nos cilindros dianteiro e traseiro: normal
- Funcionamento da bomba de gasolina: normal
- Respiros do filtro de ar: normal
- Havia 930 ml de óleo lubrificante no motor. A capacidade é de 3,8 litros
Foi feita a troca do óleo lubricante e colocado o motor em funcionamento, verificando-se uma leve queima de óleo no cilindro dianteiro.
Procedeu-se então à abertura do motor, retirando-se a parte superior dos dois cilindros para inspeção.
Em seguida foi aberto o cilindro dianteiro, pois a queima do óleo lubrificante acontecia ali.
Em seguida foi aberto o cilindro dianteiro, pois a queima do óleo lubrificante acontecia ali.
Foi verificado que tinha ocorrido alinhamento dos anéis de segmento, permitindo a passagem do óleo pelas aberturas dos anéis e sua queima ao chegar na câmara de combustão. Os anéis são montados desalinhados, para evitar que isto ocorra.
Não se pode precisar quando ocorreu o alinhamento, mas pela quilometragem percorrida desde a última revisão (+/- 1.700 km), houve queima de 170 ml de óleo lubricante a cada 100 km, na pior das hipóteses.
Não se pode precisar quando ocorreu o alinhamento, mas pela quilometragem percorrida desde a última revisão (+/- 1.700 km), houve queima de 170 ml de óleo lubricante a cada 100 km, na pior das hipóteses.
Qual a importância dos anéis de segmento no motor da sua Harley-Davidson?
Encontrei esta explicação no site Mecânica Solique e compartilho aqui.
Os pistões
são fabricados em liga de alumínio (alguns com materiais diferenciados), e na
parte superior do pistão são criadas canaletas para acomodar os anéis de segmento.
Pistão do motor H-D 103 cu.in. |
Na maioria dos motores são três anéis: compressão, raspador e de óleo. São fabricados em ligas
de aço e tratados conforme o local onde vão trabalhar no motor.
O anel superior é o de compressão, fabricado em aço revestido de cromo e tem formas
diferenciadas dos demais, pois é ele quem recebe a maior quantidade de calor no
motor. Garante a vedação de toda a compressão do motor e
também tem a função de quebra de carvão. Como os demais, dissipam o calor do cilindro,
para arrefecimento do motor.
O anel do meio é denominado raspador: tem a função de raspar parte do óleo que
sobe junto com o pistão, na lubrificação do cilindro.
Achei este vídeo no YouTube. Explica, de maneira bem simples, como pode acontecer o alinhamento dos anéis de segmento, mesmo em motores relativamente novos.
Não houve dano no pistão nem no cilindro dianteiro da minha Pérola Negra. Mas a Harley-Davidson considerou mais prudente substituir o kit completo.
A concessionária Floripa Harley-Davidson vai executar a substituição. Por sorte, o kit está disponível na loja e não haverá a necessidade de espera. Acredito que estarei rodando na minha Pérola Negra ainda esta semana.
O que aprendemos com esta experiência?
VERIFIQUE O NÍVEL DE ÓLEO DO MOTOR, COM FREQUÊNCIA!
Estou com este mesmo problema na minha Fatboy .apenas no cilindro traseiro.
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