Sabemos que a marca Harley-Davidson já esteve
associada a vários veículos além das motocicletas que a empresa de Milwaukee
produz há 112 anos.
De
carrinhos de golfe a motores para foguetes o “bar-and-shield” já esteve
estampado em muitos produtos.
Harley-Davidson LR-64 Rocket Engine. Mais de 5000 motores de foguete foram produzidos para a Marinha dos EUA, durante 30 anos. Eram usados para propulsar drones. |
Um dos
menos conhecidos é uma lancha produzida no início da década de 1960, chamada Tomahawk.
Lancha Tomahawk, produzida por uma subsidiária da H-D nos anos 1960. |
Em 1962
a Motor Company comprou 51% das ações da Tomahawk Boat Company, um fabricante
de lanchas de recreio. O objetivo não era entrar no mercado náutico, mas ter
acesso à fabricação de componentes de fibra-de-vidro para as motocicletas e para
outro veículo que produzia: o carrinho de golfe.
1971 Harley-Davidson Golf Cart, restaurado. |
Golf Cart da Harley-Davidson, com quatro rodas. |
Nos anos
1960 os alforges e o corpo do sidecar eram produzidos em fibra, assim a aquisição
fazia todo o sentido, permitindo que a H-D produzisse diretamente todas os
componentes em fibra que necessitava.
Um ano
depois a Motor Company parou de construir as lanchas, comprando os restantes
49% das ações da Tomahawk em 1965.
Esta
fábrica ainda existe até hoje e é lá que se produz os componentes em plástico
injetado das motocicletas, incluindo os parabrisas. Nada mais é feito em fibra-de-vidro.
Uma pena
que a Harley-Davidson não continuou a fabricar barcos. Afinal, este seria o
único veículo da marca que mereceria rodar nas estradas em cima de um reboque.
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