2017 Harley-Davidson Street Glide Special |
Com exceção de algumas voltas no quarteirão, nunca havia rodado com esta Touring que tanto atrai os harleyros nos EUA (é o modelo mais vendido, lá) e no Brasil.
A The One Harley-Davidson proporcionou a oportunidade, permitindo que eu ficasse com um modelo 2017 para experimentar, durante este fim de semana de muito sol na República de Curitiba.
A motocicleta tinha apenas 680 km rodados e estava com todas as configurações de fábrica, pelo o que me informou o pessoal da revenda.
A Street Glide 2017 vem o mesmo motor Milwaukee-Eight 107 que motoriza a Ultra Limited 2017, que testamos semana passada. Os detalhes do motor e da transmissão são idênticos e podem ser verificados aqui.
A diferença primordial entre os dois motores é o sistema de arrefecimento líquido usado na refrigeração híbrida (ar/líquido). Enquanto na Ultra Limited é usado uma mistura de água e anti-congelante, na Street Glide é usado óleo lubrificante, o mesmo do cárter.
Corte
do motor Milwaukee-Eight 107 mostrando as passagens de óleo (em azul) usadas na refrigeração dos cabeçotes. |
A Street Glide tem muita semelhança com as Ultra, especialmente na carenagem (morcegão) e nos alforges.
Como fui para a estrada ao sair da concessionária, na parte da manhã e em direção ao oeste, tinha o sol nas minhas costas. Isto prejudicou bastante para ver as luzes indicativas no painel branco que a Street Glide Special tem.
Painel da Street Glide Special 2017 |
A manete da embreagem, apesar de ainda estar com regulagem mais alta do que eu prefiro, não atrapalhou nas manobras em baixa velocidade, como observado na Ultra Limited. Claro, o peso menor da Street Glide ajuda bastante (34,4 kg a menos).
A sensação de pilotagem é boa, mas o ruído e a ação do vento é demasiada, para o meu gosto. O parabrisa é muito baixo e mesmo com a entrada de ar partido (slipstream) aberta, o capacete recebe muito vento, especialmente acima dos 100 km/h.
O modelo 2017 tem algumas diferenças com relação às Street Glide 2016. Por exemplo:
- Peso: 9 kg a mais.
- Comprimento: é 2,5 cm mais curta.
- Altura do banco: 1,2 cm mais baixa.
- Capacidade de óleo lubrificante: 1100 ml a mais, devido ao arrefecimento.
- Consumo: com gasolina de 91 octanas, sem adição de etanol, roda 1,3 km/l a mais que o motor 103.
Amortecedor do lado esquerdo, com regulagem de carga. |
Amortecedor traseiro esquerdo, com manopla de regulagem, que dispensa ferramenta. |
A Rô, minha companheira, parceira, garupa e fotógrafa oficial da equipe não quis rodar na Street Glide na estrada. O banco é muito pequeno e não tem apoio lombar (sissy bar). A Street é entregue para rodar solo!
Mas fizemos alguns trechos curtos na cidade com a Rô na garupa. Para isto regulei a suspensão para a posição 15 e ficou bem confortável. No asfalto plano!
Nos trechos com imperfeições ou em paralelepípedo (pequeno trecho da Av. Manoel Ribas, em Santa Felicidade) é um martírio. Me fez lembrar da cinta abdominal que usava na minha Honda XLX 350R, para rodar em trilhas. Você precisa de uma destas para andar com a Street Glide em pavimentos irregulares, se quiser manter todos os seus órgãos internos no lugar!
A suspensão traseira não chega no limite dos amortecedores, entretanto, mesmo com as imperfeições na pavimentação, já que o novo sistema tem um pistão mais avantajado que permite até 15% de alcance maior, no caso da Street Glide.
A suspensão dianteira tem amortecedores bem potentes, como pode ser visto nesta foto de divulgação:
Garfo telescópico Showa de dupla válvula. |
Os alforges não sofreram modificações no seu desenho ou tamanho, só no sistema de ancoragem, igual ao da Ultra.
A Street Glide Special 2017 está disponível no Brasil em 5 cores.
Crushed Ice Pearl; Hard Candy Black Gold Flake; Charcoal Denim; Black Denim; Vivid Black.
2017 Street Glide Special na cor Laguna Orange |
2017 Street Glide Special na cor Hard Candy Hot Red Flake |
Conclusões:
- O motor Milwaukee-Eight com arrefecimento híbrido ar/óleo é uma beleza. Muita potência, torque, baixa vibração e baixa emissão de calor.
- A transmissão é uma delícia, com as marchas bem elásticas. No plano, mesmo a quase mil metros de altitude, a sexta marcha foi bem a partir de 65 km/h, sem qualquer problema. Praticamente todas as reduções e retomadas de velocidade, na rodovia, foram feitas na sexta marcha, sem necessidade de reduzir para a quinta marcha.
- O banco original não absorve as imperfeições do pavimento que passaram pela suspensão, como acontece com a Ultra. A Street Glide vem equipada para rodagem solo, pois o banco da garupa é desconfortável e dá uma sensação de insegurança. Eu trocaria os dois e instalaria um sissy bar, para conforto e segurança da minha garupa.
- A pilotagem é muito agradável. A motocicleta é ágil e faz curvas com segurança e firmeza. Na cidade não apresenta nenhum problema nas paradas em sinais ou em esquinas, mesmo em rampa.
- Os freios Reflex Linked ABS funcionam extremamente bem, passando uma sensação de segurança incrível, nas frenagens.
- O sistema de som tem 2 alto-falantes potentes que permitem usufruir de boa música, mesmo em velocidades até 100 km/h.
- O parabrisa baixo gera muita turbulência acima de 100 km/h. Eu trocaria por um de 10 polegadas.
- Como no test-ride da Ultra, usei o GPS instalado na Street Glide e funcionou muito bem, apesar de não ter indicações sobre limite de velocidade da via ou existência de radares.
Gostaria de saber a diferença do painel da Street glide 2014 e a 2015 !
ResponderExcluirAntonio, bom dia. O painel é exatamente igual nos dois modelos.
ResponderExcluirOlá Wilson. Tenho uma Fat Boy e encomendei uma Street Glide Special em busca de conforto e potência. Vendo seu depoimento fiquei um pouco reticente se esta nova moto vai me proporcinar o objetivo desejado. Normalmente viajo sozinho pois minha esposa não curte muito. Vc comenta o desempenho do conforto sempre até 100 Km/h mas como é este quesito a 120 Km/h?
ResponderExcluirAcima de 100 km/h o conforto diminui bastante para o piloto, pela ineficiência do parabrisa, que provoca ruído e turbilhonamento do vento.
ExcluirBoa tarde Wilson!
ResponderExcluirVocê acha que se colocar um para-brisa mais alto resolve a questão da turbulência?
Outra coisa: ja tive road King (2015). A suspensão me parecia excelente. É muito diferente da Street 2016? No quesito conforto/garupa etc?
Obrigado e um abraço
Boa noite. Algumas pessoas já colocaram um para-brisa mais alto e reportaram um grande melhora na turbulência. A suspensão da Street Glide é muito diferente da Road King. Acho a RK mais confortável para as ruas e estradas brasileiras.
ExcluirPoderia me dar uma dica de banco e sissy bar não original para conforto do garupa?
ResponderExcluirEstas seriam minhas escolhas: Low-Profile Passenger Pillion – Part Number 52400140 + Air Wing Chrome Sissy Bar Upright Part Number 52300146 +
ExcluirAir Wing Passenger Backrest Pad Part Number 52300302.
Poderia me dar uma dica de qual banco e sissy bar não original para conforto do garupa?
ResponderExcluirAmigo, bom dia. Tenho um SG 2017, e minha altura 1:69 mts, Então não acho que o para brisas mais alto mudará algo, porém, você acha que aqueles defletores que são colocados no morcegão, na lateral, como tem nas ultras.... poderia resolver o barulho causado pelo vento.... sinto muito isto... obrigado pela atenção e abraços
ResponderExcluirNão, não acredito que vai fazer diferença. Na realidade aqueles defletores não tinham e não tem nenhuma influência no turbilhonamento causado pelo parabrisas. Fiz este teste na minha antiga Ultra.
ExcluirObrigadoooo. Abs
ResponderExcluirAmigo
ResponderExcluirBoa tarde.
Saberia informar o part number dos amortecedores da Street Glide 2017?
Grato
Caro Wilson, boa tarde!!! Tinha uma Dyna Street Bob 2016 e troquei numa SG 2017, já com novo motor. Seus comentários refletem exatamente o comportamento da motocicleta tanto na cidade quanto na estrada. A turbulência causada pelo vento no capacete incomoda bastante. Sem falar que aqui no Nordeste fica um pouco quente em razão do ar “passar direto” e não ventilar o capacete e a jaqueta. Na estrada é horrível a tremedeira do capacete acusada pelo vento. O que fiz: simplesmente retirei o defletor. Acabaram todos os problemas. Comprometeu um pouco a estética, mas melhorou meu conforto ao pilotar. Pretendo fazer uma viagem ao sul do país no segundo semestre e vou colocar um defletor mais alto. Comparando a SB com a SG há uma diferença enorme no conforto. Praticamente some a vibração do motor (que eu curtia bastante) e dominui consideravelmente o calor do motor no trânsito pesado. Ainda estou “apanhando muito” com o peso e a desenvoltura dela na cidade. No mais, uma motocicleta maravilhosa. Parabéns pelo blog. Suas abordagens aos temas envolvendo HD são oportunas e ricas em conteúdo. PARABÉNS!!! Fique com Deus
ResponderExcluirMuito obrigado. Desejo-lhe muitas alegrias com sua máquina!
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