sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Pilotagem: A Busca Pela Excelência – 2. Controlando o Risco


Quase toda atividade humana envolve algum risco. Andar na rua, fazer tarefas domésticas ou mesmo comer alguma coisa fora de casa são ações rotineiras que podem resultar em consequências desagradáveis ou até mesmo perigosas. Viver com tranquilidade significa controlar os riscos e trazê-los a níveis aceitáveis. O mesmo princípio aplica-se ao motociclismo – pilotar uma motocicleta com segurança implica em conhecer os riscos inerentes, sua habilidade e limitações como condutor, controlando suas ações de maneira a reduzir o risco ao mínimo possível.

Controlar o risco é um exercício constante de percepção e reação. Quando mais cedo você perceber  o risco e mais rápido processá-lo mentalmente, melhor estará preparado para confrontar a situação e sair dela sem danos. Quando o piloto fica relaxado ou quando o perigo não é identificado, o risco assume proporções maiores.

Além da atenção e da habilidade na pilotagem, a manutenção da motocicleta é outro fator preponderante para um experiência sem acidentes. Certifique-se que sua motocicleta esteja em boas condições de rodagem, sem peças ou partes desgastadas ou avariadas ou necessitando de alguma manutenção que possa comprometer sua capacidade de controle. Da mesma maneira, use sempre roupa adequada e em boas condições.

Mais que tudo, tenha certeza que você aprendeu corretamente a pilotar a sua motocicleta. Não se envergonhe de perguntar aos mais experientes a maneira mais segura de comportar-se ao enfrentar uma rota desconhecida, seja uma serra com estrada sinuosa, viagem com chuva ou estrada sem pavimentação.

Não há vencedor nesta disputa.
Pilotar na cidade não é o mesmo que fazê-lo na rodovia, com caminhões trafegando a 110 km/hora e automóveis querendo ultrapassá-lo em velocidades ainda mais altas.

A pilotagem correta é alcançada com experiência. E experiência é obtida com tempo na estrada. E todos continuamos melhorando nossa habilidade em conduzir uma motocicleta, na medida que procuramos fazê-lo cada vez melhor e com mais segurança.

A melhor maneira de controlar o risco é entender aos seguintes parâmetros:
  • Motociclismo pode melhorar muito sua qualidade de vida, pelos benefícios inerentes à atividade (companheirismo, sensação de liberdade, baixo estresse).
  • Compromisso com segurança e respeito às condições de tráfego são essenciais.
  • Reconhecimento de que pilotar uma motocicleta requer mais habilidade e concentração que do dirigir um automóvel.
  • Reconhecimento dos riscos inerentes ao motociclismo e sua capacidade em reduzi-los; entendimento de suas habilidades e capacidades física e mental.
  • Escolha de sua motocicleta baseada nas suas necessidades e no seu nível de pilotagem e experiência e em sua capacidade física.
Quando pilotando, recebemos informações constantes do que se passa à nossa frente, ao nosso redor e atrás de nós. Analisar estas informações é fundamental para gerenciar o nível de risco. A mente humana é uma ferramenta incrível quando devidamente treinada. O nosso cérebro nos fornece as informações coletadas pelo nossos sentidos e, facilmente, prioriza perigos, compara situações e nos dá uma lista mental das reações possíveis.

Enquanto pilotando uma motocicleta você não é um participante passivo e sim um agente ativo e suas ações e decisões vão definir o nível de risco daquele momento. Não assuma nada. Não espere nada. Deixar a sua sorte nas mãos de outras pessoas ─ seja um motorista de caminhão que está ultrapassando numa rodovia ou um pedestre atravessando a rua fora da faixa ─ é permitir que outra pessoa assuma o comando da sua motocicleta. E o resultado, na maioria das vezes, é desastroso.

Certifique-se de estar sempre visível
Quando pilotando você tem muito a perder se permitir que decisões sejam tomadas por alguém, além de você mesmo. Num cruzamento, nunca assuma que o outro veículo vai parar e ceder a passagem. Numa ultrapassagem, nunca imagine que o motorista do veículo a ser ultrapassado está ciente de sua presença ao lado.

Para pilotar com segurança você tem que assumir o controle da situação, em todos os momentos. Terá que estar preparado para reagir com rapidez e habilidade e garantir sua saída incólume em qualquer situação de perigo.

Veja também: Pilotagem: A Busca Pela Excelência – 1. Enfrentando o Desafio

Nenhum comentário:

Postar um comentário