sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Lenira Alves, where are you????


Via de regra eu classifico as grandes corporações como uma fonte inesgotável de idiotices.

É comum criticarmos os governos (federal, estadual, municipal) que fazem centenas de milhares de leis e regulamentos que, ao contrário de tornar a vida do indivíduo mais aprazível, são uma fonte eterna de aporrinhações. Atrapalham mais do que facilitam, promovendo a corrupção, a grande praga que assola este outrora país do futuro.

Mas as empresas, especialmente as grandes corporações, não ficam atrás.

No Brasil então, nem se fala.

Quando me mudei para Santa Catarina em Janeiro de 2006, a companhia telefônica instalou uma linha no meu apartamento, com um número que tenho até hoje. Não sei se este número estava instalado em outro endereço, anteriormente.

Uma semana depois, recebi uma primeira ligação de uma empresa, procurando a Lenira Alves, pessoa que desconheço mas que se transformou em parte da família neste últimos 9 anos.

Aparentemente a Lenira (Leninha como a chamamos afetuosamente), comprou alguma coisa e deixou de pagar. A empresa ligava, na esperança de encontrá-la, seduzindo-a através da parte mais cândida de sua personalidade, tentando convencê-la a saldar a dívida. Imagino que seja isto, pois todos os outros meios coercitivos (Serasa, SPC, Tribunal, etc.) parecem que foram esgotados, sem sucesso.

Nos primeiros anos, ouvia a mensagem na secretária eletrônica, pois estava no trabalho durante o dia e não havia ninguém para atender as chamadas (minhas duas gatinhas não anotam recado; coisas de gato).

Depois de vários anos, já aposentado, atendia a ligação - sempre uma moça - e explicava que a Leninha não morava mais aqui, nunca tinha morado e não corria o risco de vir aqui morar, ainda mais com o credor atrás dela.

As ligações paravam por um tempo e depois voltavam.

Já bastante aborrecido com esta história, resolvi apelar. Conhecia um restaurante em Curitiba que só abria para o jantar e usei o seu número, que fornecia dizendo ser o novo telefone da Lenira. Como as chamadas eram sempre por volta das 10:00 horas, tinha certeza que ninguém atenderia (conferi algumas vezes).

Com isto fiquei livre do incômodo durante alguns anos.

Recentemente as ligações voltaram.

Desta vez, com mais sofisticação. A partir do número (11) 3301-0620, vinha uma mensagem gravada, dizendo que a Lenira deveria ligar, com urgência, para o telefone 0800-728-0057, ramal 9262.

Pesquisando no Google, descobri que havia um número 0800 relacionado ao número originário das ligações, que pertence ao Cartão Carrefour. Entrei em contato, solicitei que tirassem meu número da lista, sem sucesso. Juravam de pés juntos que o meu número tinha sido retirado e, uma semana depois, as ligações voltavam.

Agora descobri que as ligações são da empresa Garantia Serviços Ltda., especializada em cobranças extra-judiciais. Pela enésima vez dei à eles a trágica notícia: a Lenira não vai ligar!

Vejam só se não tenho razão: os caras não sabem nada da Lenira, além do nome e de um falso telefone que ela forneceu. Não sabem seu endereço ou outros elementos de identificação (CPF, RG, etc.) para cobrá-la judicialmente. Estão tentando encontrá-la há, pelo menos, 9 anos.

Quanto já gastaram, nesta quase uma década, tentando encontrá-la?

Será que realmente acreditam que a Lenira vai retornar a ligação, voluntariamente, e liquidar sua dívida?

Verdade?

É ou não é ser muito idiota?

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