segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Compras pela Internet: SC aperta o cerco


A Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina reteve, em apenas um dia, 968 mercadorias encomendadas pela Internet e transportadas pelos Correios. 

A operação Correios Natal Legal – ação ligada ao Grupo de Trabalho Encomendas da secretaria – identificou irregularidades em 79 das 561 encomendas fiscalizadas em Florianópolis, Blumenau e Chapecó.

Entre as irregularidades, a mais comum é a falta de nota fiscal. Para recuperar as mercadorias, os destinatários dos produtos retidos nesta sexta-feira devem resolver a situação em até 30 dias. Eles serão intimados e a multa é de 100% sobre o valor do imposto.

As principais mercadorias retidas são celulares, impressoras, equipamentos fotográficos, bebidas, roupas e joias. Segundo o grupo de trabalho da Secretaria da Fazenda, só as joias retidas devem alcançar a cifra de R$ 100 mil.

Com o crescimento do comércio eletrônico, a fiscalização estadual vem apertando o cerco nas mercadorias que passam pelos Correios. São cerca de 1 mil encomendas abertas e inspecionadas por mês. Entre janeiro e outubro de 2014, foram inspecionadas 100 mil encomendas e emitidos mais de 80 mil documentos para pagamento de impostos sonegados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário