sábado, 13 de dezembro de 2014

13 de Dezembro: Dia do Marinheiro

CMG Bernardo Gamboa, N/V "Cisne Branco" e CLC Hildelene Bahia, N/T "Romulo Almeida"
Dois Comandantes. Dois marinheiros.

13 de dezembro é a data do aniversário de nascimento do patrono da Marinha do Brasil, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, e celebrado como o “Dia do Marinheiro”.

Mensagem do Secretário-geral do Centro de Informações Regionais das Nações Unidas para o Dia do Marinheiro, 2014


O comércio marítimo é a casa do motor da economia global. Sem transporte, o transporte a granel de matérias-primas vitais, alimentos a custo acessível e produtos manufaturados simplesmente não seria possível.

A manter esse motor em funcionamento existem cerca de 1,5 milhões de marinheiros, muitos dos quais vêm de países em desenvolvimento. Todos os dias, eles enfrentam dificuldades e perigos para manter a nossa economia global à tona e ajudar a garantir que os benefícios da globalização podem ser distribuído de forma mais uniforme.

Eles vivem uma vida difícil, longas horas de trabalho muitas vezes em condições atmosféricas perigosas, e em condições de isolamento, com oportunidades limitadas de interação social ou de relaxamento. O trabalho é duro e o nível de responsabilidade é elevado. A separação da família e entes queridos durante vários meses é um cenário constante para a vida de um marinheiro, e a ameaça de pirataria e naufrágio estão sempre de certa forma na mente muitos marinheiros.

Durante muitos anos, as Nações Unidas, através da Organização Marítima Internacional e outras agências, têm-se esforçado para fazer da marinha mercante uma ocupação mais segura e do transporte uma indústria mais verde e mais limpa. Os próprios marinheiros procuram implementar e manter os mais altos padrões ambientais e de segurança possíveis.

O transporte marítimo não é apenas um portador do comércio global, mas também faz uma contribuição significativa como uma grande indústria em seu próprio direito, em particular, como uma importante fonte de renda para muitos países em desenvolvimento.


A indústria do transporte marítimo é fundamental para a subsistência de milhões de pessoas; e a indústria, por sua vez, depende de marinheiros. Sem eles, o comércio internacional pararia completamente. No Dia do Marinheiro, peço às pessoas em todos os lugares para reconhecer os marinheiros que, com dedicação calma, mantêm as rodas do mundo em movimento.




Veja mais sobre o Dia do Marinheiro.
Veja informações sobre o Navio Veleiro "Cisne Branco" e sobre o Navio Tanque "Rômulo Almeida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário