sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Habilitação e Certificado de Registro Criptografados em 2015


As Carteiras de Habilitação (CNH) e os Certificados de Registro de Veículo e de Licenciamento de Veículo (CRV e CRLV) vão passar a ter dados criptografados a partir de Julho de 2015, anunciou  o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O objetivo das mudanças é combater a fraude em documentos. Em cinco anos, todos os documentos devem ter sido trocados.


Os dispositivos de segurança funcionam como um código de barras e poderão ser lidos por aplicativos instalados nos celulares dos agentes. Os novos documentos também têm mais elementos em relevo e em microimpressão, como os guilhoches – tarjas com padrões geográficos minúsculos, que perdem definição em reproduções caseiras.

Segundo o  Denatran, 170 mil documentos em branco para emissão de carteiras e certificados são extraviados por ano no país, um número considerado muito elevado.

As novas carteiras de habilitação terão 28 dispositivos de segurança. Os certificados, ganharão 17.
Ainda segundo o órgão, o principal ponto é um código de segurança cifrado que traz as informações criptografadas e que vai permitir a identificação de imediato, até mesmo off-line, se o documento é verdadeiro ou é um documento que foi falsificado e se houve uma tentativa de fraude.

De acordo com o Denatran, as fraudes mais comuns são para clonagem de veículos, evasão fiscal, fraudes contra seguradoras e companhias telefônicas. A leitura do código será feito por meio de aplicativos nos celulares dos agentes de trânsito, que estarão com smartphones habilitados para isso.


Quem já tem CNH com validade não precisará trocar o documento. As mudanças serão aplicadas progressivamente. 

A expectativa do Denatran é que os documentos em todo o país estejam dentro do novo modelo em cinco anos – período de renovação máximo estipulado para quem tira a carteira de habilitação.

A medida valerá de imediato para motoristas novatos e para aqueles que estão perto do prazo de vencimento das carteiras. No entanto, os Detran de todo o país terão um prazo de seis meses para se adaptar ao novo sistema. O Denatran afirmou que não haverá reajuste no valor cobrado para a emissão dos documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário