sábado, 13 de dezembro de 2014

Extintor de Incêndio: Obrigatório tipo ABC


A partir de 1º de janeiro de 2015, os extintores de incêndio do tipo BC estarão proibidos nos automóveis em circulação no país. Se algum motorista for flagrado com esse tipo de equipamento no veículo, poderá ser multado em R$ 127,69 e o veículo retido até regularização.

O modelo obrigatório é do tipo ABC.


A medida é prevista desde 2009, quando uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito mudou as regras dos extintores de incêndio automotivos. 

Carros fabricados a partir daquele ano já contam com o modelo correto instalado de fábrica. Mas o modelo antigo do extintor ainda vinha sendo vendido durante a substituição de equipamentos vencidos.

Segundo o Detran/SP, "extintores com carga de pó do tipo ABC também são eficazes no combate ao fogo que se propaga por materiais sólidos, como bancos, tapetes e painéis do carro, por exemplo. Equipamentos do tipo BC servem apenas para eliminar chamas causadas por líquidos inflamáveis (gasolina, óleo diesel, querosene, etc.) e equipamentos elétricos (bateria, fiação, etc.)".

Atualização em 5/1/2015:
O governo federal decidiu adiar por 90 dias a obrigatoriedade do novo modelo de extintor de incêndio para veículos. O Ministério das Cidades, a quem está subordinado o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), divulgou uma nota adiando a obrigatoriedade para 1/4/2015.

2 comentários: