sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Pérolas de recepcionista técnico em revenda H-D


Seria cômico se não fosse frustrante.

A minha Sunshine (H-D Heritage Softail Classic 2016) tem um consumo de combustível mais elevado do que a minha "Pérola Negra" (H-D Ultra Limited 2014), que vendi na troca.

Já levei a uma revenda para verificar o problema. Foi verificado eletronicamente a configuração e o sistema foi ajustado. Melhorou, mas ainda está consumindo mais do que devia.

Estive em outra revenda recentemente e fui conversar com o "recepcionista técnico". Escutei a seguinte abobrinha: "A Ultra Limited consome menos combustível pois tem um motor diferente."

Argumentei que o motor é exatamente o mesmo e a Heritage é mais leve. A resposta foi ainda pior: "É que o motor a Ultra é regulado de forma diferente, para consumir menos."

No site da Harley-Davidson Motor Company, a informação sobre o consumo indica que tanto a Ultra Limited como a Heritage Softail tem um consumo combinado (cidade/estrada) de 42 mpg ou 17,8 km/l. Portanto, não há diferença.

Mas nem perdi meu tempo em discutir.

6 comentários:

  1. Embora o motor seja o mesmo, acredito que a relação de marchas seja diferente. Os modelos da linha Turing costumavam ter a 1 marcha mais curta e a 6 mais longa. Não sei se essa diferença ainda existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Ultra Limited todas as marchas são mais longas do que na Heritage Softail, segundo as especificações publicadas no site da HDMC. Mas o consumo não difere entre ambas. A Heritage é 64kg mais leve do que a Limited.

      Excluir
  2. Wilson, não sei se tem à ver, mas o fato da Heritage ter contra-pesos balançadores, não roubariam eficiência em consumo? O fato da Harley mencionar mesmo consumo para as duas pode não ser totalmente verdade. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Wilson, não sei se tem à ver, mas o fato da Heritage ter contra-pesos balançadores, não roubariam eficiência em consumo? O fato da Harley mencionar mesmo consumo para as duas pode não ser totalmente verdade. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Se não me engano sua Heritage é 2016 onde todos os modelos estão sobre maiores restrições anti-poluentes que com a nossa gasolina só piora o cenário, enquanto a sua Ultra era 2015. Não sei se é o caso mas algumas montadoras estão tendo dificuldades e levando a desenvolver novos motores como fez a Harley com o novo motor ( 2017 ). Abraço

    ResponderExcluir
  5. Celso, o que me chamou a atenção para o consumo da Sunshine foi a comparação com outra Heritage, com a mesma quilometragem. Por coincidência eu e um amigo viemos juntos de Balneário Camboriú até Curitiba. Abastecemos as motos no mesmo posto, em BC, e completamos os tanques no mesmo posto, em CWB. A minha gastou 2,2 litros a mais. Na volta, fizemos o mesmo teste e a diferença se manteve. A referência à Ultra só foi feita para reforçar o argumento. Abraços.

    ResponderExcluir