quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Back to the Future em Curitiba

Relógio da primeira igreja de Curitiba, parado no tempo.
Foto:André Rodrigues/Gazeta do Povo
No dia 12 de novembro de 1955 um raio atingiu o Relógio da Torre da pequena cidade de Hill Valley, nos Estados Unidos. Trinta anos depois, em 1985, Marty McFly ainda escutava pessoas pedindo ajuda nas ruas para arrumar o relógio, que, durante aquela tempestade, estragou com seus ponteiros marcando exatamente 22h04.

Quem assistiu ao filme “De Volta para o Futuro”, de 1985, conhece bem essa sequência. Mas o que a produção tem a ver com Curitiba? Simples: aqui temos nosso próprio “relógio da torre”, parado há alguns anos. E um doce para quem adivinhar qual a hora cravada pelos ponteiros estáticos.

Está instalado na torre da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, ou, simplesmente, Igreja da Ordem, localizada no Largo da Ordem. Quem diria: a mais antiga igreja da capital paranaense, inaugurada em 1737, tem uma relação com um filme de ficção científica.

O relógio funcionava de forma analógica, com cordas e molas que impulsionavam as engrenagens do tic-tac pelos imponentes algarismos romanos. Agora, está calado. Os motivos são os mais variados na boca do povo, assim como a época em que tudo ocorreu. Ninguém sabe se foi às dez e quatro da manhã ou da noite. Há quem diga que aconteceu por volta de 1995, depois de um assalto, quando foram roubadas algumas peças cruciais para o seu funcionamento. Outros acreditam que simplesmente parou de funcionar, em 2005, por ser muito antigo, e nunca foi arrumado.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, no Largo da Ordem, Curitiba.
Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo
Quando foi instalado e as circunstâncias em que parou só geram teorias por falta de informações oficiais. O padre Waldir Gomes Zanon Junior, que hoje é o reitor da igreja, ocupa a posição há pouco mais de um ano. Antes o encarregado era o monsenhor Luiz Gonzaga Gonçalves, desde 1994. Mas problemas de saúde o impedem de lembrar com clareza dos fatos do alto de seus mais de 90 anos.
A Arquidiocese de Curitiba não possui esse registro. Uma explicação pode estar no Livro Tombo da própria igreja, no qual são registrados os acontecimentos mais significativos do dia-a-dia da paróquia. Como esse documento fica sempre sob responsabilidade do pároco, a reportagem não conseguiu ter acesso.

Além de “o quê” aconteceu, nesse mesmo documento talvez esteja registrado o “quando”, resolvendo completamente o mistério. Há ligação entre o relógio do filme e o nosso? Alguns acreditam que pode ter sido algo planejado por algum admirador da trilogia, caso do atendente comercial dos Correios Jonas Borges, que é integrante do fã-clube Hill Valley Telegraph, de Curitiba.

Entretanto, tudo leva a crer que se trata de “uma pura, simples e deliciosa coincidência”, como afirma o analista de marketing Tarcisio Cavalcante, um dos fundadores do fã-clube. Seja como for, os fãs vibram com as semelhanças. “Um relógio pode parar em qualquer horário. Por que o da Igreja da Ordem parou justamente nesse?”, questiona-se Borges.

DeLorean estacionado em frente à Igreja da Ordem
 reproduz cena em que McFly volta para seu tempo.
Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo
O historiador Ruy Marques quis trazer o relógio da Igreja da Ordem para o filme produzido por ele, “Caçadores de Espécies e o Símbolo Secreto”, rodado em Curitiba. Lançado no ano passado, o obra une ficção científica e ufologia. No longa, as semelhanças com “De Volta para o Futuro” não são abordadas, mas foi a coincidência que fez com que Marques quisesse mostrar o relógio.

É a magia que acontece quando sua cidade divide algo com um filme adorado. Aliás, tão adorado que um de seus fãs de Curitiba adquiriu um modelo original do DeLorean de 1981, veículo convertido em máquina do tempo pelo carismático cientista Doc Brown, permitindo viagens para o passado e para o futuro. “A história me moveu a importar o carro”, explica o empresário Marlus Pertile.

O fato curioso transforma a cidade perante a visão das pessoas. Não só a Igreja da Ordem, mas também seu relógio, como um elemento independente, passa a ser ainda mais admirado. “Vira ponto turístico, principalmente para os fãs”, aponta Cavalcante. “Torço para que não arrumem”, diverte-se Marques, que acredita que isso pode dar origem a um exercício de redescobrimento. “Devem existir muitas outras coincidências a serem encontradas na cidade, só precisamos olhar com mais cuidado”, reflete.

Fonte: Mariana Domakoski, Gazeta do Povo, Curitiba 20/09/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário