quarta-feira, 28 de setembro de 2016

WD-40 e seus usos



O produto WD-40 já é bastante conhecido por todos. Mas a cada momento novos usos para o produto são divulgados. Entrei no site do fabricante, nos Estados Unidos, e encontrei a mais atualizada listagem de usos para o WD-40, uma lista com mais de 2000 itens. 

No site brasileiro, mais simples, também tem as dicas sobre o uso do WD-40. O endereço é: http://wd40.com.br. 

Na página "Dúvidas" do mesmo site, alguns mitos sobre o produto são desmentidos. Aqui vão alguns deles:

Mitos sobre WD-40
  • WD-40 não pode ser aplicado no computador. Pelo contrário. WD-40 pode sim ser usado para limpar e proteger as peças do computador. Apesar de ser inflamável, WD-40 não pega fogo se aplicado no interior do equipamento. Porém, o PC deve estar desligado no momento da aplicação. Depois de aplicar WD-40, pode ligar o computador imediatamente. Para um melhor resultado, tire o excesso de sujeira do computador antes da aplicação.
  • WD-40 não pode ser usado para limpar potenciômetro de guitarra. Pode sim! Ele pode ser aplicado em qualquer tipo de componente eletrônico. Não danifica e nem conduz energia elétrica, além de proteger contra a corrosão dos condutores e eliminar a umidade.
  • WD-40 corrói e oxida componentes eletrônicos e peças metálicas. Na verdade, WD-40 foi criado justamente para evitar que isso aconteça. Sua fórmula impede a oxidação e corrosão além de eliminar a umidade.
  • WD-40 estraga borracha e madeira. A composição química do WD-40 não ataca madeira e borracha. Ele não deteriora e nem "come" nenhum tipo de material pois não contém querosene e pode ser aplicado em qualquer lugar.
  • WD-40 é óleo. Na realidade, WD-40, é uma mistura de concentrados químicos complexos diluídos em um destilado de petróleo de alta qualidade. Não contém silicones ou lanolinas de qualquer espécie. É mais fino do que a água e penetra na peça, não deixando a mesma com aspecto de gordura como os óleos comuns.
  • WD-40 lava a peça e tira a lubrificação. De maneira alguma. WD-40 é um lubrificante para mecanismos de baixo atrito, como dobradiças, fechaduras, portões, etc. Em mecanismos de alto atrito (que pedem lubrificação pesada, como graxa), WD-40 derrete a graxa ou produtos “gordurosos”, limpando assim, a peça. Portanto, neste caso, utilize somente com a finalidade de limpeza e em seguida reaplique o lubrificante para alto atrito de sua preferência.
  • WD-40 atrai pó e sujeira e faz com que elas grudem na peça. Mentira. WD-40 cria uma película protetora sobre os materiais e infiltra nos mesmos, aumentando a proteção. Por isso, não atrai mais poeira do que outra superfície não tratada com este produto. WD-40 não é "gorduroso", portanto, não gruda a sujeira.
  • WD-40 é feito com óleo de peixe. Mentira. A fórmula de WD-40 não contém nenhum tipo de extrato animal, apenas mineral. Os compostos que formam o WD-40 são a base de derivados de petróleo juntamente com uma fórmula secreta, conhecida por apenas 3 pessoas no mundo.
  • WD-40 pode ser usado em ferimentos e queimaduras. O produto não foi criado para fins medicinais, mas sim para uso doméstico e industrial. A empresa não recomenda, de forma alguma, que WD-40 seja usado na pele para curar ou aliviar sintomas de doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário