sexta-feira, 25 de julho de 2014

Instalando o GPS Garmin Zumo 660 na Ultra Limited 2014


GPS Garmin Zumo 660 instalado na minha Ultra Limited 2014.
Uma das muitas razões de usar os GPS da Garmin no meu carro e na minha Harley-Davidson, é a possibilidade de poder instalar os mapas do Projeto Tracksource e os POIs que mostram os milhares de radares que infestam as rodovias, avenidas e ruas do Brasil.

Multas de trânsito tornaram-se uma nova fonte de arrecadação das prefeituras, estados e do governo federal, mais um imposto. Ao contrário do que ocorre nos países desenvolvidos (status que acredito as atuais gerações não atingirão), os radares são instalados como “armadilhas”, com o objetivo maior de multar. Nunca de educar ou prevenir acidentes.

Portanto, na realidade caótica em que vivemos, trafegar com um veículo equipado com este dispositivo nos ajudar a manter a velocidade dentro do parâmetro permitido e nos livra das “armadilhas” consciente ou inconcientemente (?!) armadas pelas “otoridades” de trânsito.

Quando recebi minha Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited 2014, estava bastante entusiasmado por vir equipada com um GPS integrado no Boom! Box, o sistema multimídia dos modelos Rushmore.

Infelizmente, na minha opinião, a HDMC decidiu instalar um GPS produzido pela iGO, cujo uso no Brasil é muito limitado, como se demonstra:
  • Não permite a utilização de mapas do Projeto Tracksource.
  • Não permite inclusão de POIs de sua escolha.
  • Tem limitada capacidade de programação.
  • Não permite que se crie a rota no computador e depois transfira para o GPS.
  • Tem um limite máximo de 9 pontos na rota, não sendo possível uma rota para uma viagem longa.
  • Tem muitas falhas na acuidade dos dados e depende da iGO para atualizações, que são pagas.

Assim, senti a necessidade de voltar a utilizar meu Garmin Zumo 660. O problema era como fazê-lo transmitir os comandos de rota e alertas através do sistema de áudio da Ultra Limited.

Fazendo a conexão via Bluetooth é possível escutar as músicas em mp3 do cartão SD do GPS, mas não se consegue escutar as instruções de navegação, nem os alertas de POI. É que a Garmin usa protocolos diferentes para as duas funções e o Boom! Box só aceita um dos protocolos.

Pesquisando na Internet, encontrei a solução numa postagem no Harley Davidson Forum e resolvi tentar. Deu certo.

Foi necessário a compra de um acessório da H-D chamado AUDIO JACK JUMPER, part # 69200610. Custa US$30, nos EUA.

O conector Molex em uma das extremidades é descartado.
Depois de esperar 5 semanas para o cabo chegar em Santa Catarina, através do maravilho serviço prestado pelos Correios, pude fazer o teste.

A primeira coisa a se fazer é retirar os três fios do conector Molex que vem com o Jumper. O conector é descartado. A operação é simples.

Os três fios ligados ao conector Molex.
Primeiro retire a tampa que protege as conexões, usando uma pequena chave de fenda de ponta fina.

Conector Molex de 8 posições, somente ilustrativo.
Observe que os conectores dos fios são mantidos no lugar por uma trava plástica. Usando a chave de fenda pequena, afaste a trava e empurre o conector para trás, liberando-o. São três fios, nas cores vermelho, branco e preto.

Conector Molex de 8 posições, somente ilustrativo.
Terminal de cada fio do Jumper.
Abra o morcegão da Ultra Limited para ter acesso ao conector de áudio do sistema Boom! Box, que está colocado acima do rádio. Desconecte e observe que é um conector Molex de 12 posições. As posições 6, 7 e 8 estão vagas, no cabo que vem do transmissor de CB, à sua direita.


Retire as peças plásticas brancas que ocupam estas posições, empurrando-as de trás para a frente, com o auxílio da chave de fenda.

Nestas posições vazias você deve colocar os cabos do Jumper, com a seguinte disposição:
Posição 6 – fio vermelho
Posição 7 – fio branco
Posição 8 – fio preto

Como fonte de energia, liguei o GPS na tomada auxiliar de 12 v (acendedor), pela parte de dentro do morcegão.


 Depois de acomodar os cabos no espaço existente ao lado do rádio, à sua esquerda, conectei o cabo Jumper ao cabo de entrada de áudio do GPS.


Em seguida levei a Ultra Limited na Floripa H-D e solicitei que habilitassem o Auxiliar 3 do sistema de áudio do Boom! Box. Isto só pode ser feito na concessionário, pois necessita do computador da H-D para isto.

Peça ao técnico para renomear o Aux 3 com o nome que você quiser. Eu usei GPS ZUMO.


Atenção: cuidado para que não mudem a posição do rádio CB, na tela do computador. Ela deve estar marcado OFF e deve continuar assim. Caso contrário o CB não funcionará.

Fiz o teste de estrada e funcionou muito bem. Escuto as músicas em mp3 que estão no cartão SD do GPS e recebo as instruções e alertas do GPS, sem problema.

Observação. O cabo Jumper Jack pode ser fabricado aqui, desde que se tenha acesso aos componentes necessários. Não é necessário usar o conector Molex.

10 comentários:

  1. Olá Wilson Roque Lendo sua publicação de instalação do Zumo 660 na Limites nova me interessei. Mas tenho um problema: meu Zumo 350 não tem saída de audio assim como o anterior o Zumo 550. O seu tem. E ai? Ele vai ficar mudinho, não? abs Flavio Pirim
    fpirim@infolink.com.br

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    1. Flavio, exato. Se não tem saída de áudio, você ouvirá (ou não) as instruções pelo autofalente do aparelho. Em velocidade de estrada, provavelmente não conseguirá ouvir nada. Em velocidade de cidade (entre 30 e 50km/h) poderá ouvir, se estiver com capacete aberto.

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  2. Ola Wilson suas dicas como sempre bem instrutivas e interessantes. Adquiri recentemente um Zumo 390 o gostaria de saber se é possível fazer essa ligação em uma Ultra 2009? abrs. joão

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  3. João, obrigado por nos acompanhar. É possível sim e não é necessário a utilização do Audio Jack Jumper mencionado nesta postagem. Boa sorte.

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  4. Wilson também tenho um zumo 390 e gostaria de saber se tem como liga-lo para sair o som no intercomunicador da ultra 2012. Existe alguma entrada auxiliar atrás do rádio ou é somente na frente? abrs Cesar

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    1. Nos rádios que equipam as Harley-Davidson Ultra até 2013, só tem entrada auxiliar na frente do rádio. Inclusive, nos 7 anos e meio que tive a minha Ultra 2007, tive problemas com esta entrada auxiliar, duas vezes. Veja aqui: http://www.wilsonroque.blogspot.com.br/2013/03/um-pequeno-reparo-no-radio-da-ultra.html
      Mas é a única forma de ligar o GPS no sistema de som e poder ouví-lo através do intercomunicador.

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  5. Boa tarde Wilson. Você tinha uma publicação sobre a atualização do GPS da Ultra e não mais localizei o link.

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    1. Bom dia. O link foi retirado, pois a atualização do GPS só funcionava para as Ultra Limited vendidas nos EUA e Canadá. Na verdade a HDMC não disponibilizou nenhuma atualização do GPS para os mapas do Brasil e América do Sul, instalados nas Ultra vendidas aqui. Há atualização para o sistema multimídia, mas não para os mapas.

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  6. Bom dia Wilson! Parabéns pelo blog, sempre muito útil as informações que compartilha. Pretendo fazer este trabalho na minha Ultra 2014, mas quero comprar as peças e montar. Uma dúvida, fios preto, branco e vermelho. O preto seria o neutro? Forte abraço, Yamada.

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    1. Bom dia, Yamada. Correto, o fio preto é o terra. Mas confira antes de conectar para ter certeza. Confira duas vezes! Boa sorte e boas estradas.

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