USS Lagarto (SS-371) |
Submarinos
são embarcações de espaço restrito. Especialmente aqueles que existiam durante a
Segunda Guerra Mundial.
Basicamente
eram um tubo onde seus tripulantes viviam e trabalhavam, sem privacidade e
compartilhando as macas para dormir, quando o companheiro estava de serviço.
Mas o
Comandante Frank Latta dava um jeito de trazer sua motocicleta com ele, todas as
vezes que seu submarino saía numa missão. Ele amava tanto a sua Harley-Davidson
que achava uma maneira de leva-la à bordo. A motocicleta era totalmente
desmontada quando o submarino partia e novamente remontada no regresso à sua
Base.
Comandante Frank Latta com sua Harley-Davidson |
O Capitão-de-Fragata Frank D. Latta já era um veterano com muita experiência, quando assumiu
o comando do USS Lagarto (SS-371), um
submarino da Classe Balao, construído no Estaleiro Manitowoc, no Estado do
Wisconsin, somente 130 km ao norte de Milwaukee, onde a legendária motocicleta
era construida.
Ele fez toda a sua carreira como submarinista e tinha sido comandante do USS Narwhal (SS-167), um submarino grande o
suficiente para levar um pelotão de fuzileiros navais. O Comandante Latta
liderou o navio em nove missões muito importantes no Oceano Pacífico em 1943, tendo
sido condecorado com a Cruz Naval (segunda mais importante medalha na Marinha
dos EUA, logo abaixo da Medalha de Honra do Congresso) e com a Estrela de Prata, por seu trabalho como comandante do Narwhal.
A tripulação do USS Lagarto. O Comte. Latta é o primeiro da direita. |
O USS
Lagarto foi comissionado em 14/10/1944, com uma tripulação de 85 oficiais,
suboficiais e marinheiros. Do Lago Michigan o submarino seguiu para Pearl
Harbor, passando pelo Rio São Lourenço, Oceano Atlântico e Canal do Panamá,
chegando no Hawaii na véspera do Natal.
Durante a travessia a tripulação fazia
treinamentos diários para atingir o nível de adestramento que o exigente Comandante
Latta esperava de seus tripulantes.
Lançamento do USS Lagarto em Manitowoc, Wisconsin |
Na sua
primeira missão, iniciada em janeiro de 1945, o USS Lagarto afundou um submarino e um cargueiro japoneses.
Na segunda
missão, o submarino zarpou da Baía de Subic, Filipinas, em 12/4/1945 para patrulhar a parte
sul do Mar da China. No dia 3 de maio de 1945, o USS Lagarto estava em patrulha
junto com o USS Baya (SS-318) quando descobriram um comboio de navios
japoneses, fortemente protegidos por navios de superfície. Apesar de estarem em
desvantagem, os comandantes dos dois submarinos resolveram atacar o comboio. No final do dia, o contato entre os dois
submarinos havia sido perdido e o comandante do USS Baya resolveu deixar a
área, devido ao forte ataque dos navios japoneses.
Dias depois
o Serviço de Inteligência da Marinha interceptou um rádio transmitido pelo contratorpedeiro japonês Hatsutaka, relatando um ataque contra um submarino na posição onde
se encontrava o USS Lagarto, nas
águas pouco profundas do Golfo da Tailândia.
O Hatsutaka foi afundado, poucos dias
depois pelo USS Hawkbill, outro
submarino americano também construído em Manitowoc.
Mike Latta,
o único filho do Comandante Latta, tinha 8 anos quando sua mãe recebeu o telegrama
do Secretário da Marinha, informando o desaparecimento do seu pai.
Mike tem
somente uma foto do pai com a sua Harley-Davidson, provavelmente tirada no
Hawaii. Ele não se recorda onde e quando o Comandante Latta comprou a
motocicleta.
Mas ainda
se lembra bem do pai contando que ele e os mecânicos do submarino desmontavam a
motocicleta para acomodá-la à bordo, remontando-a de novo quando o navio
retornava à Base para descanso da tripulação.
A Guerra acabou
e a vida continuou, até mesmo para a família Latta.
Sessenta
anos depois, em maio de 2005, mergulhadores ingleses descobriram os destroços
de um submarino americano nas águas da Baía da
Tailândia. Era o USS Lagarto.
O casco do USS Lagarto, no fundo da Baía da Tailândia. |
O navio
estava a 70 metros de profundidade, quase intacto e em posição ereta, com uma grande
abertura por bombordo, na altura do alojamento dos suboficiais e do
compartimento de torpedos da proa.
Esboço dos destroços do USS Lagarto, mostrando a abertura no casco, que provocou seu naufrágio. |
Um ano
após, o navio de salvamento USS Salvor (ARS-52) fez a inspeção nos destroços durante 6 dias, obtendo a confirmação de que se
tratava do USS Lagarto, por causa de sua característica única: ele tinha 2
canhões duplos de 5 polegadas, à vante e à ré da torre de comando. Nenhum outro
submarino daquela classe tinha esta característica.
USS Salvor (ARS-52) |
Durante a inspeção foi também foi observado que um
dos tubos de torpedo estava aberto, sugerindo que o USS Lagarto fez um ataque,
pouco antes de ser afundado.
Vídeo sobre o descobrimento dos destroços do USS Lagarto:
O USS Lagarto foi a tumba de seus 85 tripulantes. E da Harley-Davidson de seu comandante, também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário