segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

No parking, no business!

Hard Rock Café, Dubai, UAE.
Nos Estados Unidos há um ditado muito antigo (ouvi pela primeira vez em 1967) que diz: "No parking, no business."

Isto quer dizer que se o estabelecimento comercial não tiver estacionamento, ninguém compra lá. Isto explica muitas coisas, como por exemplo:

  • A invenção dos Shopping Centers, os centros comerciais a céu aberto, onde vários tipos de lojas compartilham o mesmo estacionamento
Shopping Center típico, nos EUA.
  • A progressão para os Shopping Malls, aqueles em que todas as atividades são realizadas dentro de um prédio e que oferecem sempre muito espaço para estacionar
Shopping Mall Destiny USA em Syracuse, NY.
  • Os cinemas tipo Multiplex, em que várias salas, mostrando vários filmes diferentes, compartilham um grande estacionamento.
AMC ShowPlace em Tyles, IL. - 16 salas de exibição
E por aí vamos. Até as drogarias (Walgreens, CVS, etc) são localizadas em pontos estratégicos, normalmente esquinas com grande movimento de veículos e que oferecem muito espaço para estacionar.

Um ponto em comum em todos eles: o estacionamento é grátis e tem seguro!

E isto se aplica a quase tudo naquele país: supermercados, museus, estádios, monumentos, escolas, repartições públicas, etc.

Há excessões, é claro. Na ilha de Manhattan, New York, por exemplo, nem mesmo a Macy's - a maior loja de departamentos do mundo - tem estacionamento. Mas, também, nem precisa. Há uma estação de metrô debaixo da loja, que ocupa um quarteirão inteiro.

Em outras palavras, se você quer ter um negócio lá, você tem que oferecer comodidade a seus clientes.

O Brasil, como sempre, está na contramão. Os Shoppings cobram pelo estacionamento, a maioria dos estabelecimentos não tem espaço para estacionar e por aí vai.

Agora, fiquei sabendo de mais uma "brasileirada": O Hard Rock Café de Curitiba não permitiu que um motociclista, nesta caso um harleyro, parasse sua motocicleta em uma vaga. Mesmo cobrando pelo estacionamento!

Ora, o Hard Rock Café tem uma ligação filosófica umbilical com o motociclismo, automóveis e rock 'n roll. Uma coisa destas jamais pode ter passado pela cabeça dos executivos da franquia, que tem mais de 159 estabelecimentos no mundo e 44 anos de tradição.

Hard Rock Café, Atlanta, Ga.
Mas, no Brasil . . . 

Portanto, se você é motociclista e pretende ir com sua máquina ao Hard Rock Café de Curitiba, esqueça. Aparentemente você não é bem vindo, lá.

Um comentário: