quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Porque a Harley-Davidson do Brasil perde a respeitabilidade


Recebí este lixo de marketing da Harley-Davidson Brasil, por email, agora à pouco.

Por que eu digo que é um lixo? Porque é mentira!

A gasolina Podium da Petrobrás não tem tecnologia avançada coisa nenhuma.

É tão somente uma gasolina com mais octanagem e um pouco menos de impurezas, mas com a mesma quantidade de Etanol que todas as gasolinas no Brasil tem.

Por que a Harley-Davidson está fazendo este marketing? Quer dizer que a sua motocicleta não consegue ter o desempenho que sua propagando afirma, se usar gasolina comum? Ou será que tem um pixuleco por trás do marketing?

 Harley-Davidson Motor Company não recomenda nenhuma marca de gasolina, nos EUA. Não é suspeito isto acontecer por aqui?

A gasolina Podium é muito mais cara do que a gasolina comum e não é encontrada em qualquer posto de serviço.



O que diz a Petrobras sobre a gasolina Podium?

Quais os benefícios do seu uso?
  • Maior durabilidade do motor (menor formação de depósitos nos motores, possibilitando aumentar os intervalos entre as manutenções);
  • Baixo nível de emissões de gases poluentes no meio ambiente (menos poluente);
  • Melhor desempenho (resposta) nas retomadas de velocidade (somente para os veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem).
Se usar a gasolina Petrobras Podium, o carro ficará mais potente?
  • A potência de um veículo é definida pelo fabricante no projeto do motor. A gasolina Petrobras Podium proporciona um total aproveitamento da potência projetada.
  • A gasolina não dá mais potência. O manual do proprietário informa qual a gasolina deve ser usada.
A Petrobras Podium oferece também um melhor rendimento?
  • Como regra geral, pode-se dizer que o consumo de combustível é muito mais afetado pela maneira de dirigir e pelo trânsito do que pelas características da gasolina.
A mensagem que eu interpretei, neste lixo mercadológico, é muito clara:

NÃO COMPRE UMA HARLEY-DAVIDSON!


7 comentários:

  1. 18) Qual é a diferença de octanagem entre a Petrobras Podium e as demais gasolinas? Qual é a diferença do teor de enxofre entre a Petrobras Podium e as demais gasolinas?

    Considerando o IAD (índice Antidetonante):

    Podium = 95 (no mínimo);
    Premium = 91 (no mínimo);
    Comum e aditivada = 87 (no mínimo).
    Considerando o teor de enxofre:
    Podium = 30 ppm (no máximo);
    Comum e aditivada = 50 ppm (no máximo).

    ResponderExcluir
  2. A minha "nova" é 2014 e está na garantia ainda. E que se lasque a recomendação. Vou continuar usando comum como usei na 883 por muito tempo.

    ResponderExcluir
  3. Como minha HD passa bons períodos parada uso a Podium por indicação do meu mecânico de confiança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa recomendação. A gasolina Podium e outras do mesmo padrão, tem uma vida útil mais longa e oxidam mais lentamente. Eu também faço isto quando minha Ultra Limited vai ficar parada mais de 3 semanas.

      Excluir
    2. Também recomendo. Faço isso também...

      Excluir
  4. Só corrija algumas informações nesse texto para não perder tanto a credibilidade, igual você diz que a H-D faz. A gasolina Podium tem até 25% de Etanol, enquanto as outras podem ter até 27,5%, mas por questões de controle mais fácil, fixaram o valor em 27%.

    Talvez o dia que, e se, acompanharem um teste de emissões poderão ver a diferença que é visualizada com o uso dessas gasolinas disponíveis. E quem sabe a partir desse ponto vocês façam menos mimimi quando receberem algum material informativo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com a American Motorcyclist Association, qualquer adição de etanol acima de 15% faz o mesmo efeito no motor de uma motocicleta. Portanto, neste caso, 25% ou 27% não faz diferença. Mas este não é o assunto da postagem. A crítica que ao endosso de uma gasolina, de uma determinada distribuidora, que não fará nenhuma diferença real no desempenho de uma motocicleta Harley-Davidson, como a mensagem da Harley-Davidson do Brasil sugere.

      Excluir