É bastante
raro ver a Harley-Davidson Motor Company oferecer desconto no preço de suas motocicletas.
Por outro
lado as ações da companhia na Bolsa de Valores de New York tem sofrido ataques importantes
nos últimos tempos, com o valor de mercado reduzido em mais de 25% no ano.
Na última sexta-feira (4/12/2015),
as ações tiveram um pico de alta significativo, em virtude das especulações no
mercado de que a Motor Company havia sido procurada por um grupo desejoso de
assumir o controle acionário da empresa.
A companhia
reagiu imediatamente com um comunicado, onde dizia que “a Harley-Davidson tem
sido assunto de especulações no mercado anteriormente e é nossa política não
comentar sobre isto.”
Mas com as
ações amargando uma queda de 28% no seu valor durante 2015, no meio de relatórios
trimestrais desapontadores, pode não ser um pecado a HDMC considerar a venda da empresa.
O fluxo monetário da HDMC |
A dívida da
Harley-Davidson é muito baixa, cerca de 47% do seu valor de mercado, o que pode
ser uma atração adicional para alguma empresa querendo assumir o controle da
líder no mercado de motocicletas de grande porte.
Do ponto de
vista da Motor Company, uma transação deste tipo pode ter seus atrativos.
Deixando de ser uma companhia aberta, com ações na bolsa, o fechamento do
capital pode resultar numa musculatura bem mais forte, para enfrentar a
concorrência das marcas estrangeiras. A Honda, Suzuki e Kawasaki,
tem sido privilegiadas com uma taxa de câmbio a seu favor, permitindo
descontos significativos no preço de suas motocicletas.
Ainda que
mantendo sua liderança inconteste, a Harley-Davidson viu sua participação no
mercado cair de 53,5% em 2014, para 50% em 2015. “Todo mundo está tirando um
pedaço,” disse o CEO Matt Levatich em uma entrevista no final de outubro.
Junto com a
perda de participação veio uma queda no lucro por ação, de 69 centavos de
dólar, quando a expectativa era de que seria 79 centavos de dólar por ação no
fechamento de terceiro trimestre de 2015.
O volume de
vendas também se retraiu, com a Motor Company estimando vender entre 265.000 e
270.000 motocicletas em 2015, uma queda de 4,1% sobre a projeção do início do
ano.
O lucro
operacional também foi menor, fechando em
16-17%, comparado a 18% no ano anterior.
Para mudar
o rumo dos eventos, a HDMC pretende aumentar significativamente sua presença no
mercado doméstico e internacional em 2016. Investimentos no desenvolvimento de
novos produtos aumentou 35%, em relação aos anos anteriores.
"Temos que
aumentar nossa força no mercado, para continuar competitivo,” disse Matt
Levatich.
A questão é
saber se isto é possível de ser feito em uma empresa de capital aberto ou se será
necessário fechar o capital.
Quem viver,
verá.
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