terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Harley-Davidson à venda?


É bastante raro ver a Harley-Davidson Motor Company oferecer desconto no preço de suas motocicletas.

Por outro lado as ações da companhia na Bolsa de Valores de New York tem sofrido ataques importantes nos últimos tempos, com o valor de mercado reduzido em mais de 25% no ano.

Na última sexta-feira (4/12/2015), as ações tiveram um pico de alta significativo, em virtude das especulações no mercado de que a Motor Company havia sido procurada por um grupo desejoso de assumir o controle acionário da empresa.

A companhia reagiu imediatamente com um comunicado, onde dizia que “a Harley-Davidson tem sido assunto de especulações no mercado anteriormente e é nossa política não comentar sobre isto.”
Mas com as ações amargando uma queda de 28% no seu valor durante 2015, no meio de relatórios trimestrais desapontadores, pode não ser um pecado a HDMC considerar a venda da empresa.

O fluxo monetário da HDMC
A dívida da Harley-Davidson é muito baixa, cerca de 47% do seu valor de mercado, o que pode ser uma atração adicional para alguma empresa querendo assumir o controle da líder no mercado de motocicletas de grande porte.

Do ponto de vista da Motor Company, uma transação deste tipo pode ter seus atrativos. Deixando de ser uma companhia aberta, com ações na bolsa, o fechamento do capital pode resultar numa musculatura bem mais forte, para enfrentar a concorrência das marcas estrangeiras. A Honda, Suzuki e Kawasaki, tem sido privilegiadas com uma taxa de câmbio a seu favor, permitindo descontos significativos no preço de suas motocicletas.

Ainda que mantendo sua liderança inconteste, a Harley-Davidson viu sua participação no mercado cair de 53,5% em 2014, para 50% em 2015. “Todo mundo está tirando um pedaço,” disse o CEO Matt Levatich em uma entrevista no final de outubro.


Junto com a perda de participação veio uma queda no lucro por ação, de 69 centavos de dólar, quando a expectativa era de que seria 79 centavos de dólar por ação no fechamento de terceiro trimestre de 2015.

O volume de vendas também se retraiu, com a Motor Company estimando vender entre 265.000 e 270.000 motocicletas em 2015, uma queda de 4,1% sobre a projeção do início do ano.
O lucro operacional também foi menor, fechando em  16-17%, comparado a 18% no ano anterior.

Para mudar o rumo dos eventos, a HDMC pretende aumentar significativamente sua presença no mercado doméstico e internacional em 2016. Investimentos no desenvolvimento de novos produtos aumentou 35%, em relação aos anos anteriores.


"Temos que aumentar nossa força no mercado, para continuar competitivo,” disse Matt Levatich.

A questão é saber se isto é possível de ser feito em uma empresa de capital aberto ou se será necessário fechar o capital.


Quem viver, verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário