sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Húngaro constrói triciclo de madeira

Istvan Puskas e sua obra: um triciclo de madeira.
Lascas de madeira não são algo que você precisa se preocupar quando está rodando numa Harley Davidson.

Mas podem ser um problema para o húngaro Istvan Puskas, um apaixonado por motocicletas. 

Ele levou dois anos para construir uma chopper quase totalmente feita com acácia negra, uma madeira extremamente resistente, que chamou a atenção dos motociclistas da Europa quando o veículo foi apresentado ao público, em 2012.

Um barril faz o papel do tanque de combustível.
Madeira não é o material mais usado para criar uma chopper, é claro. Ao invés de tubo cromado, o guidão e o escapamento são feitos de chifre de boi.  

O guidão é feito de chifre de gado.
Ele instalou um velho motor Fiat, que usa a gasolina guardada em um barril como tanque de combustível.

Considerando que a chopper não demonstra ter qualquer tipo de suspensão, parece que não é destinada a viagens longas. Mas, de qualquer forma, a habilidade do construtor é impressionante.

Mas ele não ficou satisfeito e resolveu deslumbrar seus compatriotas com o sua mais recente obra: um triciclo todo de madeira, construído inteiramente de pinho, com guidão de chifres de gado, como na sua  chopper.

Depois de se encantar com um triciclo em um motoshow em 2014, Istvan resolveu construir um para seu uso, quase tudo em madeira. A construção levou seis meses, com muitos dos seus amigos ajudando com peças e sobressalentes.

O triciclo pode levar dois passageiros, além do piloto.

Apesar do incrível nível de profissionalismo, a moto foi projetada com confiabilidade em mente, ao invés de velocidade; a velocidade máxima é de apenas 20 km/h.

O motor utilizado foi um velho ZIL 200cc.
A roda dianteira consiste em 36 peças pregadas, aparafusadas e coladas.
Não que Istvan estivesse pensando em encarar as estradas, quando construiu o triciclo.

"Sei que não é rápido, mas eu posso dizer com orgulho que foi feito por mim," diz ele a quem pergunta.

Enquanto se orgulha de sua obra, ele admite estar disposto a abrir mão de sua criação, se receber a oferta certa. "Eu gostaria de vendê-lo ou trocá-lo por algo de útil para usar em nossa casa ou talvez para algumas ferramentas mais sofisticadas  ou algo parecido,” finalizou Istvan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário