segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Harley-Davidson x Resto do Mundo: concorrência acirrada


Quando as empresas encaram redução de lucros e perda de fatia de mercado, reduzir preço é a reação típica para recuperar a posição. Mas a Harley-Davidson Motor Company pode ser tudo, menos típica.

O único fabricante de motocicletas em operação há mais de um século, sem interrupção, a H-D é uma das marcas mais reconhecidas do planeta. Mas está enfrentando uma concorrência forte e uma desvantajosa valorização do dólar. 

De acordo com a Motor Company, este não é o momento para reduzir preços, mesmo quando sua participação no valoroso mercado americano foi reduzida em 3,9% no último trimestre.

“Nós esperávamos alguma queda na participação de mercado, depois de ter crescido 13,4% nos últimos anos,” disse o CEO da Harley-Davidson, Matthew Levatich durante entrevista à imprensa especializada, esta semana.  “Nossa fatia de mercado foi severamente impactada nos últimos 12 meses, com a inclusão dos autociclos nos números considerados para análise,” disse ele. Autociclo é como a indústria e a imprensa tem se referido aos triciclos que são parte automóvel e parte motocicleta.

Slingshot, o autociclo produzido pela Polaris.
Autociclo produzido pela Elio Motors, de Phoeniz, Arizona.
A Harley-Davidson ainda domina o mercado para motocicletas acima de 600cc, mas seus rivais estão fazendo de tudo para tirar clientes da marca de Milwaukee.

A Polaris Industries, que fabrica as motocicletas Victory e Indian, por exemplo, está oferecendo motocicletas novas sem pagamento de entrada, garantia de cinco anos e crédito de US$1.500 para compra de acessórios. Segundo o fabricante, a estratégia está dando certo, pois suas vendas chegaram a US$160,4 milhões no terceiro trimestre, graças a fortes vendas das motocicletas Indian e Victory e do autociclo Slingshot.

Para comparação, o faturamento de Harley-Davidson foi de US$1,32 bilhão, no mesmo período.  
A Polaris tem ainda um longo caminho a percorrer!

“Basicamente o que a Polaris e outros fabricantes estão fazendo é reduzir os preços a um ponto tal que uma Harley-Davidson usada vale o mesmo do que uma de suas motocicletas, novas, “ comentou Brad Lamensdorf, da empresa de análise financeira AdvisorShares. Ele recomenda que a Motor Company deva ser mais agressiva nos preços, para enfrentar o ataque de seus concorrentes.

Mas a Harley-Davidson não está convencida disto. Ao contrário, a legendária marca continuará investindo em novos clientes e no desenvolvimento de novos produtos para manter sua liderança no multibilionário mercado americano de motocicletas.

O analista financeiro David MacGregor, da Longbow Research tem uma posição “neutra” ao analisar as ações da Polaris e da Harley-Davidson. Mas apoia a estratégia da Motor Company em não ceder aos apelos para descontos em preços.

“É definitivamente a estratégia correta evitar descontos e reduções de preços e concentrar-se no desenvolvimento de melhores produtos, com melhor qualidade e valor agregado,” disse ele em um artigo.

Para os acionistas da Harley-Davidson Motor Company, a estratégia está dando resultado. Apesar de redução no volume de motocicletas vendidas no terceiro trimestre de 2015, o lucro por ação não sofreu com isto, mantendo-se firme em US$0,69.

Os próximos trimestres mostrarão qual estratégia vai funcionar. 
Até lá, vai ser interessante ver a luta Harley-Davidson versus Indian Motorcycles.

Fiquem sintonizados.

Veja também: Indian vs. Harley

Nenhum comentário:

Postar um comentário