Quando as
empresas encaram redução de lucros e perda de fatia de mercado, reduzir preço é
a reação típica para recuperar a posição. Mas a Harley-Davidson Motor Company
pode ser tudo, menos típica.
O único
fabricante de motocicletas em operação há mais de um século, sem interrupção, a
H-D é uma das marcas mais reconhecidas do planeta. Mas está enfrentando uma
concorrência forte e uma desvantajosa valorização do dólar.
De acordo com a
Motor Company, este não é o momento para reduzir preços, mesmo quando sua
participação no valoroso mercado americano foi reduzida em 3,9% no último
trimestre.
“Nós
esperávamos alguma queda na participação de mercado, depois de ter crescido
13,4% nos últimos anos,” disse o CEO da Harley-Davidson, Matthew Levatich
durante entrevista à imprensa especializada, esta semana. “Nossa fatia de mercado foi severamente
impactada nos últimos 12 meses, com a inclusão dos autociclos nos números considerados
para análise,” disse ele. Autociclo é como a indústria e a imprensa tem se
referido aos triciclos que são parte automóvel e parte motocicleta.
Slingshot, o autociclo produzido pela Polaris. |
Autociclo produzido pela Elio Motors, de Phoeniz, Arizona. |
A
Harley-Davidson ainda domina o mercado para motocicletas acima de 600cc, mas
seus rivais estão fazendo de tudo para tirar clientes da marca de Milwaukee.
A Polaris
Industries, que fabrica as motocicletas Victory e Indian, por exemplo, está oferecendo
motocicletas novas sem pagamento de entrada, garantia de cinco anos e crédito
de US$1.500 para compra de acessórios. Segundo o fabricante, a estratégia está
dando certo, pois suas vendas chegaram a US$160,4 milhões no terceiro
trimestre, graças a fortes vendas das motocicletas Indian e Victory e do
autociclo Slingshot.
Para
comparação, o faturamento de Harley-Davidson foi de US$1,32 bilhão, no mesmo
período.
A Polaris tem ainda um longo caminho
a percorrer!
“Basicamente
o que a Polaris e outros fabricantes estão fazendo é reduzir os preços a um
ponto tal que uma Harley-Davidson usada vale o mesmo do que uma de suas
motocicletas, novas, “ comentou Brad Lamensdorf, da empresa de análise financeira
AdvisorShares. Ele recomenda que a Motor Company deva ser mais agressiva nos
preços, para enfrentar o ataque de seus concorrentes.
Mas a
Harley-Davidson não está convencida disto. Ao contrário, a legendária marca
continuará investindo em novos clientes e no desenvolvimento de novos produtos
para manter sua liderança no multibilionário mercado americano de motocicletas.
O analista
financeiro David MacGregor, da Longbow Research tem uma posição “neutra” ao
analisar as ações da Polaris e da Harley-Davidson. Mas apoia a estratégia da
Motor Company em não ceder aos apelos para descontos em preços.
“É
definitivamente a estratégia correta evitar descontos e reduções de preços e
concentrar-se no desenvolvimento de melhores produtos, com melhor qualidade e
valor agregado,” disse ele em um artigo.
Para os
acionistas da Harley-Davidson Motor Company, a estratégia está dando resultado.
Apesar de redução no volume de motocicletas vendidas no terceiro trimestre de
2015, o lucro por ação não sofreu com isto, mantendo-se firme em US$0,69.
Os próximos
trimestres mostrarão qual estratégia vai funcionar.
Até lá, vai ser
interessante ver a luta Harley-Davidson versus Indian Motorcycles.
Fiquem sintonizados.
Veja também: Indian vs. Harley
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