quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A quem interessa uma Petrobrás estatal?


Eu me faço esta pergunta há muitos anos. Realmente, a quem interessa uma empresa de petróleo estatal, no Brasil?

Aos funcionários da Petrobrás, com certeza. Afinal, os salários e benefícios que os empregados da estatal recebem estão muito acima do que receberiam se a empresa fosse privada. Recentemente o presidente do Conselho de Administração (que também é presidente da Vale), deixou o cargo afirmando que não há como mudar os benefícios dos funcionários da estatal. O corporativismo não deixa.

Aos sindicalistas, claro que sim. Nunca tanto sindicalista ocupou cargo na diretoria da Petrobras, como durante os intermináveis quase 13 anos de governo petista. A pelegada tomou conta de uma parte importante de cargos nos 3 principais níveis de mando na empresa. E estão quebrando a Petros, o fundo de pensão dos funcionários.

Aos políticos, não há a menor dúvida. As revelações criminosas obtidas pela Operação LavaJato mostram que a classe política, ligada ao governo, fez da Petrobras uma "cash-cow", uma verdadeira mina de dinheiro para enriquecimento pessoal, financiamento de campanha e compra de apoio político.

A vaquinha já está magra, abatida, depauperada. Mas as tetas continuam sendo chupadas.

Aí sobram um pouco mais de 200 milhões de brasileiros, que pagam a conta. Cada dia mais alta. Sem qualquer benefício, vantagem, resultado. Pagam muito por uma gasolina de má qualidade.

E La nave va . . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário