A
Harley-Davidson tem construído motocicletas por mais de um século, sem interrupção,
criando uma marca icônica que representa juventude e liberdade, mais do que qualquer
outra marca.
Na última
década a Motor Compay está focada em fazer a ligação entre a geração de leais
clientes - que caracterizou os nascidos na segunda metade do século XX - com novos
fãs, nascidos nos finais do século passado.
Muita gente
especulou que a mais conhecida marca de motocicletas do mundo poderia esquecer
seus fiéis seguidores e concentrar sua atenção nos jovens da geração
cibernética.
Ledo
engano, deixou bem claro Mark-Hans Richer, Vice-presidente Senior e Gerente Global
de Comunicação e Marketing da empresa de Milwaukee, durante o evento “Masters
of Marketing” da Associação Nacional de Anunciantes, em Orlando, Flórida.
Na sua
concepção, os jovens não tem o monopólio do que é “cool”, inovador ou em crescimento.
As pessoas mais idosas estão em crescimento, disse ele, e são um fato. A
decisão de procurar um ou outro mercado deve ser sempre uma proposta de soma,
nunca de divisão.
“Crescer
com os jovens ou crescer com os mais idosos é uma escolha falsa,” disse
Richeter.”Os produtos podem ser ajustados, logomarcas serem modificadas, mas o
espírito da marca não tem idade. Marcas podem crescer na direção de múltiplas gerações, simultaneamente. Pode ser feito. Nós estamos fazendo isto.”
Ele apontou
as ações da Motor Company, como o lançamento da coleção Number One Skull e a
Dark Customs, a linha de motocicleta concebida para os jovens adultos, assim
como o patrocínio do Ultimate Fighting Championship e o seriado “Sons of
Anarchy.”
A Harley-Davidson tem uma marca indelével na cultura pop, com a
participação na série de filmes do Capitão América e shows frequentados por
jovens, nos EUA, como o festival South by Soutwest, onde
os jovens podem fazer um test-ride nas motocicletas e conhecer de perto as
máquinas produzidas pela companhia.
Inovações
na marca Harley-Davidson, como o projeto LiveWire, também faz parte integrante do
esforço para atrair os jovens.
Entretanto,
o foco nos mais vividos e experientes está longe de diminuir. Richter mencionou
o último censo demográfico nos Estados Unidos que mostrou que mais de 100
milhões de americanos tem mais de 50 anos e este número deve alcançar 173
milhões de indivíduos na década de 2060.
Para acabar
com o estereotipo de quem pilota uma Harley, a Motor Company lançou no início
de 2015 a campanha publicitária “Roll Your Own”.
Ele
terminou sua apresentação dizendo que “hoje, mais do que nunca, jovens e
veteranos são a base do universo Harley-Davidson. E continuarão a ser.”
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