terça-feira, 20 de outubro de 2015

Harley-Davidson: a aposta nas duas gerações


A Harley-Davidson tem construído motocicletas por mais de um século, sem interrupção, criando uma marca icônica que representa juventude e liberdade, mais do que qualquer outra marca.

Na última década a Motor Compay está focada em fazer a ligação entre a geração de leais clientes -  que caracterizou os nascidos na segunda metade do século XX - com novos fãs, nascidos nos finais do século passado.

Muita gente especulou que a mais conhecida marca de motocicletas do mundo poderia esquecer seus fiéis seguidores e concentrar sua atenção nos jovens da geração cibernética.

Ledo engano, deixou bem claro Mark-Hans Richer, Vice-presidente Senior e Gerente Global de Comunicação e Marketing da empresa de Milwaukee, durante o evento “Masters of Marketing” da Associação Nacional de Anunciantes, em Orlando, Flórida.

Na sua concepção, os jovens não tem o monopólio do que é “cool”, inovador ou em crescimento. As pessoas mais idosas estão em crescimento, disse ele, e são um fato. A decisão de procurar um ou outro mercado deve ser sempre uma proposta de soma, nunca de divisão.

“Crescer com os jovens ou crescer com os mais idosos é uma escolha falsa,” disse Richeter.”Os produtos podem ser ajustados, logomarcas serem modificadas, mas o espírito da marca não tem idade. Marcas podem crescer na direção de múltiplas gerações, simultaneamente. Pode ser feito. Nós estamos fazendo isto.”


Ele apontou as ações da Motor Company, como o lançamento da coleção Number One Skull e a Dark Customs, a linha de motocicleta concebida para os jovens adultos, assim como o patrocínio do Ultimate Fighting Championship e o seriado “Sons of Anarchy.” 

A Harley-Davidson tem uma marca indelével na cultura pop, com a participação na série de filmes do Capitão América e shows frequentados por jovens, nos EUA, como o festival South by Soutwest, onde os jovens podem fazer um test-ride nas motocicletas e conhecer de perto as máquinas produzidas pela companhia.

Inovações na marca Harley-Davidson, como o projeto LiveWire,  também faz parte integrante do esforço para atrair os jovens.

Entretanto, o foco nos mais vividos e experientes está longe de diminuir. Richter mencionou o último censo demográfico nos Estados Unidos que mostrou que mais de 100 milhões de americanos tem mais de 50 anos e este número deve alcançar 173 milhões de indivíduos na década de 2060.

Para acabar com o estereotipo de quem pilota uma Harley, a Motor Company lançou no início de 2015 a campanha publicitária “Roll Your Own”.



Ele terminou sua apresentação dizendo que “hoje, mais do que nunca, jovens e veteranos são a base do universo Harley-Davidson. E continuarão a ser.”

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