segunda-feira, 29 de julho de 2013

O Perfil do Harleyro Está Mudando?

Pela primeira vez, em décadas, a maioria das pessoas que compraram uma Harley-Davidson nova em 2012 não era um "baby boomer", assim chamados aqueles que nasceram entre 1946 e 1964, definido pelo grande crescimento demográfico do pós-Segunda Guerra Mundial. A afirmativa é de um executivo da Harley-Davidson Motor Company na semana passada, quando a companhia anunciou o resultado do segundo trimestre de 2013.


Desde o lançamento do filme "Easy Rider" em 1969 (com Peter Fonda, Jack Nicholson e Dennis Hopper - que também o escreveu e dirigiu), a maioria dos Harleyros é constituída de baby boomers, identificados com o espírito de liberdade tão bem representado pela Harley-Davidson.

Quando assumiu o comando da Motor Company em 2009, Keith Wandell (Chairman, Presidente e Principal Executivo da HDMC) viu que precisava aumentar a base de clientes da empresa, para assegurar sua sobrevivência e crescimento. E apostou nos mais jovens, sem abandonar seus fiéis e antigos seguidores.

A HDMC desfez-se de outras marcas e estilos que faziam parte de seu portifólio (Buell e Agusta), fez uma reengenharia na empresa, concentrando-se na marca Harley-Davidson, lançando modelos mais identificados com as novas gerações. A linha "black", que tem agradado tanto aos jovens motociclistas é sua maior expressão.


Outro segmento do mercado em crescimento constante, que também é alvo do marketing da Harley-Davidson, é o das mulheres motociclistas. Modelos mais leves e fáceis de pilotar tem agradado bastante às novas Harleyras.


O Tri Glide é um sucesso de vendas, superando todas as expectativas da fábrica, segundo um artigo da Reuters recentemente publicado. Este modelo agrada também às mulheres que gostam de pilotar motocicletas mais pesadas.


Motociclistas mais idosos, que já não se sentiam seguros pilotando as Touring de duas rodas, estão comprando os triciclos da H-D, que não perderam sua identidade Harley-Davidson ao acrescentar uma terceira roda (veja postagem sobre minha experiência com o Tri Glide).


Assim, a Harley-Davidson mantém sua tradição, dando boas vindas às novas gerações, sem abandonar os Harleyros que mantiveram a marca viva e na liderança nestes últimos 110 anos.

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