terça-feira, 30 de julho de 2013

Harley-Davidson - Resultados do 1o. Semestre 2013

A crise econômica que pegou os consumidores americanos pela garganta, em 2008, não livrou ninguém. Nos primeiros dois anos, as vendas de motocicletas caíram a níveis nunca vistos desde os anos 1990. 

Quatro anos depois, o mercado vem se aquecendo, outra vez, com a recuperação da maior economia do mundo, permitindo aos americanos retornarem seu poder de comprar. 

Mas a supremacia da Harley-Davidson parece intocada, segundo análises publicadas esta semana, depois que a HDMC apresentou seu resultado do segundo trimestre de 2013.


"A Harley-Davidson reina absoluta no mercado americano de motocicletas. Uma das duas únicas marcas americanas a sobreviver a Grande Depressão (a outra é a Indian), tem um comunidade fiel à sua marca e detêm 50% do mercado americano e 33% do mercado mundial de motocicletas acima de 450 cc.

Conforme os relatórios apresentados ao mercado financeiro, nos últimos dois anos e meio, a H-D tem mantido um aumento constante nas vendas de motocicletas novas, com um crescimento médio de 6,4%. Além disso, o resultado operacional cresceu 17,65%, com lucros aumentando na ordem dos 14.72%.

O valor das ações da H-D Inc. na Bolsa de New York aumentou 454% desde 2009. Naquele primeiro ano da crise internacional suas ações chegaram a ser negociadas a US$10. Hoje, as ações da Harley estão no patamar de US$55.

Fruto de uma estratégia de crescimento bem planejada, atingiu um público mais jovem, que hoje representa 30% sua base de consumidores. E a venda de acessórios e roupas acompanha este novo consumidor da marca, ávido por manter-se na moda e pertencer à elite do motociclismo.

No cenário internacional o resultado não foi diferente. Até 2005 as vendas fora dos EUA representavam 16%. Hoje, já são responsáveis por 35% das vendas consolidadas (motocicletas novas, acessórios e vestimenta)."

O número de revendedores H-D fora dos EUA atingiu 104 novas unidades desde 2009, com a inauguração da nova loja em Salvador, BA. O objetivo da Harley-Davidson é chegar a um total de 150 novos revendedores internacionais até o final de 2014.


No seu relatório ao mercado, a HDMC indica que o lucro líquido do primeiro semestre foi de US$495,9 milhões, com receita consolidada de US$3,37 bilhões. O crescimento foi de 18,2% no lucro e de 6,6% no faturamento.

No geral, as vendas de motocicletas nos EUA caíram 10% no primeiro semestre de 2013, comparado ao mesmo período de 2012. Segundo a Associação de Fabricantes de Motocicletas, a causa foi uma primavera particularmente fria e chuvosa, atrasando o início da temporada de vendas.
Apesar disto a Harley-Davidson entregou 114.447 motocicletas novas aos seus revendedores, uma redução de apenas 0,6% comparado ao ano anterior.

Os concorrentes mais próximos da H-D no mercado americano são a Honda Motor Company e a Polaris Industries.

Maior fabricante mundial de motocicletas de qualquer cilindrada desde 1959, a Honda está enfrentando sérias dificuldades,com lucros bem abaixo do esperado. A decisão do Banco Central do Japão de desvalorizar o iene perante o dólar e outras moedas fortes, aumentou consideravelmente o custo de produção do gigante japonês.


Apesar de um crescimento de 2,8% nas vendas de motocicletas por unidade, a conversão de moedas trouxe este crescimento para modestos 0,7%, quando traduzidos em receita financeira. E apesar de cortes dramáticos nos custos de produção, o lucro operacional da Honda atingiu US$1,1 bilhão em 2012, uma queda de 22,7% sobre o ano anterior.

Como o governo do Japão deve continuar com a política de desvalorização de sua moeda, o resultado da Honda continuará a sofrer.

A Polaris, líder mundial de veículos recreativos - especialmente quadriciclos e motos de neve - não está mostrando a mesma força no segmento motociclístico. 

As vendas da On-Road Division cairam 3% no últimos semestre. Esta divisão é responsável pela fabricação e venda das marcas Indian e Victory. A Polaris criou a Victory Motorcycles em 1998 e comprou a Indian em 2011 para competir diretamente com a Harley-Davidson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário